Comitê Mampituba participa do Encontro Nacional de Bacias Hidrográficas em Aracaju.

Secretário executivo (e) e presidente do Comitê (d) representaram a entidade no ENCOB 2017

27 de novembro de 2017

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba, representado pelo seu Presidente Alexandre de Almeida e pelo Secretário Executivo Prof. Dr. Christian Linck da Luz, participaram do Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas em Aracaju, SE.
O evento reuniu dezenas de Comitês de todas as Regiões do Brasil e quase 1.000 representantes de comitês de bacias, entidades ligadas à gestão hídrica e técnicos.
Alexandre e Christian participaram do Curso do PSA – Pagamento de Serviços Ambientais, também conhecido como Serviços Ecossistêmicos, ministrado pelo do Dr. Rossini da ANA – Agência Nacional das Águas. Puderam conhecer as diversas abordagens desta importante ferramenta de Gestão Ambiental que pode ser aplicada dentro de uma Bacia Hidrográfica.
Outro ponto importante para a Bacia do Mampituba foi a articulação política realizada no evento pelo Comitê Mampituba para a concretização de uma proposta de gestão compartilhada pelos lados gaúcho e catarinense. O escopo prevê que a calha do rio tenha a gestão do seu curso em ambas os estados, possibilitando assim a completa gestão das águas. O Comitê recebeu apoio dos representantes da equipe da ANA, Mariana Lírio, Márcio Freitas e Nelson Freitas; dos representantes do DRH/SDS de SC, Bruno Beifuss e Rui Antunes; e de Paulo Samuel, representante do FGC – Fórum Gaúcho de Comitês junto ao CNRH – Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Todos receberam em mãos e por e-mail a Moção nº 12/2017 a qual o CRH/DRH apoia a criação desta nova legislação. A equipe da ANA irá aguardar novas manifestações de outros comitês para que se possa fazer uma Instrução Normativa que será encaminhada ao CNRH e regulará a gestão deste tipo de bacias de pequeno porte localmente.
Ainda durante o evento, o Comitê Mampituba participou do pleito para Coordenação do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH). O eleito foi Hideraldo Buch, tendo Luiz Carlos Sousa Silva como 1º Coordenador Adjunto e Patrice Juliana Barzan, como 2ª Coordenadora Adjunta. O mandato vale para o biênio 2017-2019. O FNCBH é a instância colegiada formada pelo conjunto dos Comitês de Bacias Hidrográficos legalmente instituídos no âmbito do Sistema Nacional e dos Sistemas Estaduais de Recursos Hídricos existentes no território brasileiro. Atualmente existem 233 comitês de bacias em todo o país.
Ao final, aconteceu o lançamento oficial do ENCOB 2018. O XX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas será em Florianópolis, de 20 a 24 de agosto de 2018. O tema central será “Os Comitês de Bacias Hidrográficas e o Futuro da Água”. Com olhos no próximo ano, foram discutidas as bases para o 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Brasília, para o qual são esperadas mais de 30 mil pessoas dos cinco continentes.


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados