Empresa de Arqueologia realiza escavações em Arroio do Sal

Objetivo da Sophia Patrimônio Cultural foi verificar a existência de vestígios arqueológicos no local

7 de Fevereiro de 2018

 

A empresa de arqueologia Sophia Patrimônio Cultural realizou recentemente escavações em Arroio do Sal como parte do “Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico no Condomínio Villas do Atlântico Residence”, aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e contratado pela Coohabitar Brasil.

O objetivo das escavações era identificar a existência de material e sítios arqueológicos – local onde são encontrados vestígios de presença humana –  na área, avaliar os possíveis impactos de um empreendimento civil nos vestígios arqueológicos que poderiam existir no local, contextualizar na história e sistematizar os materiais a serem encontrados. Ao final da pesquisa não foram encontrados vestígios arqueológicos no local, conforme anunciado pela empresa.

 

Arqueologia e construção civil

 

É obrigatório através de leis federais e pela Instrução Normativa 01/2015 do IPHAN, que sejam feitos estudos ambientais e arqueológicos em áreas onde serão construídos empreendimentos civis. Esses estudos servem para garantir a proteção de possíveis sítios arqueológicos que venham a existir no local, evitando assim a destruição e perda de informação. Eles são feitos pelos arqueólogos, pesquisadores que estudam os objetos encontrados nos sítios arqueológicos tais como: artefatos em rocha, cerâmicas, metais, ossos, ruínas e todo e qualquer vestígio que possa ter sido produzido ou usado pelo homem no decorrer da história. É de responsabilidade deles também registrar esses sítios, coletar, analisar e interpretar o material encontrado.

Os sítios arqueológicos são muito importantes, pois é através deles que se obtém informações da vida e cultura dos antepassados da humanidade. Eles são considerados patrimônios arqueológicos, que são todos os bens materiais produzidos pelo homem no passado e que servem de fonte de estudo no presente para conhecer e entender a história das populações que viveram no local. Alguns deles também são patrimônio cultural, por representarem e expressarem a história de um povo e a sua relação com o ambiente em que vivem.

 

 


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados