Grande participação de prefeitos e autoridades políticas na Assembleia de Verão da Famurs

Na sexta-feira (23), o encontro encerra-se com um painel entre os pré-candidatos ao governo do RS na eleição que se aproxima

No evento, governador Sartori (foto) assinou diversos decretos em prol dos municípios do RS
23 de fevereiro de 2018

Acontece até sexta-feira (23), aqui em Torres, a tradicional Assembleia Geral de Verão realizada anualmente pela Famurs (Fundação dos Municípios do RS). O evento, realizado nas dependências da SAPT, teve início oficial na manhã de quinta-feira (22) quando reuniu, na abertura, cerca de 450 gestores municipais, entre prefeitos, vice-prefeitos e secretários. A forte presença de autoridades com peso de formação de opinião na política foi a tônica deste encontro de 2018, talvez pelo momento político agudo que todo o Brasil se encontra.

Com o tema “A mudança nas mãos dos municípios” a edição deste ano visa promover um amplo debate sobre as dificuldades que os municípios gaúchos vêm enfrentando em decorrência da crise financeira e as perspectivas para alavancar o municipalismo. Portanto, desta vez, mais do que nunca, a demanda por um novo pacto federativo visando a causa municipalista está no âmago do encontro dos prefeitos gaúchos, mesmo que de forma transversal.

 

Assinaturas de documentos e dinheiro de dívidas para as cidades

 

Durante a abertura da Assembleia de Verão da Famurs, o governador José Ivo Sartori assinou o decreto que institui o grupo de trabalho com finalidade de analisar alternativas a encontro de contas entre créditos e débitos do Estado com os municípios. Também foi realizada a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o governo do Estado, Famurs e BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento), com objetivo de promover ações conjuntas para a realização de palestras, seminários e outros eventos congêneres, visando o desenvolvimento dos municípios do Rio Grande do Sul e o fomento e a divulgação de oportunidades de investimentos. O documento foi assinado pelo governador José Ivo Sartori, o presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, e o presidente do BRDE, Odacir Klein.

Foi realizada, ainda, a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Educação, visando firmar, em regime de colaboração, a utilização do software de gestão do transporte escolar pelos municípios integrantes do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar no Rio Grande do Sul. O acordo foi assinado pelo governador José Ivo Sartori, o presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, e o secretário de Estado da Educação, Ronald Krummenauer.

Também foi assinado um termo de parceria institucional entre a Famurs e a Corsan. E na mesma abertura do evento, o governador José Ivo Sartori já anunciou boas novas para a categoria. Prometeu que em breve – talvez ainda neste mês de fevereiro – deverá ser feito o pagamento de R$ 128 milhões para os municípios referentes à dívida que o Estado possui na área da saúde com as unidades estaduais.

 

União para enfrentar problemas em comum

 

Conforme o discurso de abertura feito pelo presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, o encontro tem o objetivo de discutir as demandas e dificuldades enfrentadas pelos municípios. “A cada dia temos um novo obstáculo a vencer. Sem a união de todos os poderes e os gestores não conseguiremos superar os obstáculos. Precisamos de união para que haja a mudança que estamos buscando, pois é no município que a vida acontece”, afirmou Salmo.

O discurso inicial do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, lembrou a importância dos gestores buscarem seus recursos. “Somente mobilizando seus deputados conseguiremos resultados e a mudança que todos os municípios precisam” concluiu Ziulkoski.

 

Prefeito de Torres comemora visitas à cidade

 

Na noite de quarta-feira (21), as autoridades já presentes na cidade para a Assembleia de Verão da Famurs foram recebidas pelos organizadores e anfitriões torrenses em um jantar de confraternização, também na Sociedade dos Amigos da Praia de Torres (SAPT).  E na abertura da Assembleia, o prefeito e anfitrião, Carlos Souza, deu as boas-vindas a todos os presentes, dizendo estar honrado e orgulhoso de Torres receber tão importante atividade.

Carlos Souza também aproveitou a oportunidade para agradecer a contribuição e empenho dos secretários estaduais para o desenvolvimento e crescimento de torres, quando, citando nominalmente todos os secretários, finalizou dizendo que “todos estão sempre de portas abertas para Torres” e elogiou a ética utilizada pelo atual governo do Estado em sua forma de gestão.

 

FOTO: Prefeito de Torres, Carlos Souza (c), foi anfitrião do evento

 

Convênios para Torres

 

Num dos intervalos da programação, o prefeito de Torres aproveitou e assinou dois convênios com a Caixa Econômica Federal para melhorias na cidade. Visando melhor infraestrutura esportiva, foi assinado documento no valor de R$ 292 mil, procedente do Ministério do Esporte, por meio de emenda do deputado João Derly (Rede). E com intuito de pavimentar a Rua Flores da Cunha, na Itapeva, foi assinado convênio no valor de 243 mil, com verba oriunda do Ministério do Turismo, através de emenda da deputada Maria do Rosário (PT).

 

Sexta-feira com enfoque político e visando eleição que se aproxima

 

Durante a tarde de quinta-feira (22) os presentes tiveram a chance de conversar com os secretários do Estado do RS sobre a relação com os municípios, através do Painel ‘Estado, Municípios e Serviço Público’.  Na mesma tarde os presentes assistiram painéis coordenados pela presidência da Famurs, com a Confederação dos Municípios e com técnicos do BRDE sobre os convênios assinados.

Já na sexta-feira (23) o encontro fica mais político. Inicia com o painel: ‘Governo Federal – Impacto das Reformas nos Municípios’ com a mediação do cientista político Rodrigo Giacomet. A seguir o painel ‘O Municipalismo na Pauta do Senado Federal’, com os senadores da República gaúchos Lasier Martins e Ana Amélia Lemos e com mediação do cientista político Rodrigo Giacomet. Depois do almoço, ainda na sexta-feira o painel ‘Assédio Moral no Serviço Público’ será realizado em nome do Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas (MGMM).

Às 15h vem o painel Visão de Futuro para o Rio Grande, um debate bastante esperado por conta de reunir vários nomes que já são pré-candidatos para concorrer à cadeira de governador do Estado do RS na eleição deste ano. São eles: Jairo Jorge, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PDT; Miguel Rossetto, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PT; Eduardo Leite, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PSDB; Mateus Bandeira, Pré-candidato ao Governo do Estado pelo Partido Novo; Delegado Ranolfo Vieira Júnior, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PTB; Luiz Carlos Heinze, pré-candidato ao Governo do Estado pelo Progressistas; Antonio Weck, pré-candidato ao Governo do Estado pelos Progressistas. A mediação deste painel é do jornalista Felipe Vieira (Grupo Record).

 

 

 


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados