Assinar do jornal impresso? Clique aqui.
Torres, RS, 30 de Abril de 2017.

FESTIVAL PRESERVE TORRES: Cultura Popular e Meio Ambiente no Caminho para a Sustentabilidade
Qui, 02 de Junho de 2016 22:51

 

 

 

Texto: Assessoria de Imprensa Projeto Praia Limpa Torres

___________________________________________________

 

 

Nos dias 08, 11 e 12 de junho, a cidade de Torres será contemplada, em plena semana do meio ambiente com o Festival Preserve Torres, evento realizado pelo Projeto Praia Limpa Torres (Associação dos Surfistas de Torres) e DEFENDER (Defesa Civil do Patrimônio Histórico). A ideia nasceu da necessidade de celebrar a cultura local e o meio ambiente numa abordagem preservacionista por meio de atividades culturais (palestras, poesias, contos e pocket show musical) e saídas de campo no intuito propiciar experiências com a natureza exuberante de Torres. (vide programação em anexo)

O Delegado da DEFENDER, professor, pesquisador e escritor Leonardo Gedeon sintetiza a proposta do evento: “O Festival Preserve Torres traduz os anseios da comunidade local na defesa dos seus bens naturais, históricos e culturais no compromisso de fornecer os elementos necessários para fortalecer a identidade e o sentimento de pertencimento com sua terra, o seu lugar no mundo. Um despertar para a preservação e exercício da cidadania revestida de arte e poesia!”

O evento foi planejado para ter uma sequência de três dias de atividades, com foco na participação das escolas de ensino fundamental da cidade, fruto da parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). No final de semana haverá duas atividades ao ar livre, sendo uma no sábado (11/06) prevendo uma caminhada pelas trilhas e plantio de mudas nativas no Parque Estadual de Itapeva (PEVA) com a monitoria e acompanhamento da Equipe Gestora do Parque. Esta atividade terá número limitado de inscrições (30 vagas) que serão realizadas a partir do dia 08/06 no Centro Municipal de Cultura. Já no domingo (12/06) será realizada a ação voluntária de limpeza de praia sob a coordenação do Projeto Praia Limpa Torres na histórica e encantadora Praia da Cal. Essa será à quarta atividade voluntária de limpeza de praia de 2016 do Projeto Praia Limpa Torres, já reconhecido pela sensibilização ambiental através destas ações voluntárias. Ambas atividades ao ar livre estarão sujeitas ao cancelamento em caso de chuva.

Por fim o coordenador do Projeto Praia Limpa Torres, Alexis Sanson destaca a importância da participação da população em geral e do engajamento dos parceiros e apoiadores para a realização do Festival: “Esperamos que toda comunidade escolar, entidades e demais setores da sociedade se façam presente nestas atividades pois será algo inédito que estamos propondo para a nossa cidade, com diversas atrações, sendo elas culturais com ótimas palestras e profissionais renomados da nossa comunidade, com poesias e prosas do ativista ambiental e grande inspirador Paulo França e com show musical do artista Jorge Herrmann. Só temos a agradecer a parceria e apoio de todos envolvidos neste Festival que será de grande valia para todos! Sintam-se convidados e vamos celebrar nossa Semana do Meio Ambiente! Torres merece!”.   

 

 

Confira a programação do primeiro dia do FESTIVAL PRESERVE TORRES - que inicia nesta quarta-feira (08/06/2016) no Centro Municipal de Cultura (Rua José Picoral, 171):

PROGRAMAÇÃO:

Turno Manhã:
9 horas: Cerimônia de Abertura 
9h e 20 min. – Gustavo Lara Canella (Biólogo – Licenciar Consultoria Ambiental) 
Tema: O que faz um(a) Biólogo(a)?
10 horas: Intervalo Cultural: A Cultura Marisqueira e a Preservação do Meio Ambiente. Recital com os Poemas de Paulo França
10h e 20 min. – Geraldo Medeiros Lima (Oceanógrafo e Geógrafo – Espaço Mar/ Jamboo Turismo)
Tema: As Águas que nos envolvem: Mar, Rios e Lagoas! Uma Celebração aos 5 anos de Atuação do Espaço Mar/ Jamboo Turismo
11 horas: Distribuição de mudas nativas e espaço aberto para o debate entre os participantes.

Turno Tarde:
13h e 30 min. – Início das atividades: Poemas de Paulo França
13h e 45 min. - Eni Spode (Educadora e Facilitadora Biodanza – ONG Onda Verde)
Tema: Eu Sou Ambiente! Vivo, Gosto e Preservo
14h e 30 min. – Intervalo Cultural: Canções para a Natureza pelo artista Jorge Herrmann
14h e 50 min. – Marconi Pacheco Valim e Carlos Vieira (ativistas culturais e permacultores) – Centro Cultural Ecos de Angola
Tema: Ecos de Resistência – A Revolução começa no seu Quintal com a Cultura Popular e os princípios da Permacultura
15h e 40 min. – Espaço para o debate entre os participantes
16 horas: A importância da Preservação do Patrimônio Natural do município e Torres – DEFENDER (Defesa Civil do Patrimônio Histórico).

Distribuição das mudas nativas

 

 

Realização: Projeto Praia Limpa Torres (Associação dos Surfistas de Torres -AST) – Defesa Civil do Patrimônio Histórico (DEFENDER)

 

Apoio: Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Cultura e Esporte, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo (Prefeitura Municipal de Torres) / SEMA (Equipe Gestora do Parque Estadual de Itapeva) / LICENCIAR / JAMBOO/ ONDA VERDE / ECOS DE ANGOLA / NORTH SHORE Design / JORNAL A FOLHA.

 

            

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner