Assinar do jornal impresso? Clique aqui.
Torres, RS, 30 de Abril de 2017.

Registro inédito de retorno de elefante-marinho a Torres
Dom, 28 de Agosto de 2016 15:37

 

Animal, muito raro por aqui,reapareceu nesta semana (foto) em propriedade na beira do Rio Mampituba

 


Com ICMBio Torres

__________________

 

Apareceu novamente em Torres um elefante-marinho-do-sul - cujo nome científico é Mirouga leonina. Trata-se de uma espécie de mamífero marinho que raramente aparece na costa do Rio Grande do Sul. Para se ter uma ideia, entre 1993 e 2013, durante os 20 anos de monitoramento da costa do RS realizada pelo Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA), foram registrados apenas 10 animais da espécie e, destes, apenas cinco vivos.

Este ano, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) começou a intensificar o programa de monitoramento dos mamíferos marinhos - que ocorrem tanto no Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos quanto os que aparecem nas praias de Torres e Passo de Torres.

"O registro é inédito, porque além de ser raro, pela primeira vez conseguimos registrar o retorno do mesmo elefante-marinho-do-sul com a marcação. No início de junho este mesmo animal ficou uma semana descansando numa Marina na beira do Rio Mampituba. Naquela oportunidade, o ICMBio, juntamente com pesquisadores da UERGS e Gemars, fizeram a marcação do mesmo com a letra “T” de Torres e o número 1 (T1) e coletaram amostras biológicas para avaliar a saúde do animal", explica.

Na semana passada, ele apareceu novamente numa propriedade na beira do Rio Mampituba onde ficou por cinco dias, o animal estava em boa condição de saúde e coletamos novamente amostras biológicas para análise. Aline Kellermann, analista ambiental do ICMBio e Chefe do Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos, destaca que este é um importante registro, pois com a marcação que estamos fazendo podemos acompanhar o deslocamento dos animais e saúde dos mesmos.

Aproveitamos a oportunidade para informar que o ICMBio, esta realizando o monitoramento e marcação dos mamíferos marinhos que aparecerem em nossas praias. Caso apareça um animal marinho em Torres, os técnicos solicitam que entrem em contato pelo fone: 3664-4874 ou pelo e-mail:
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner