Assinar do jornal impresso? Clique aqui.
Torres, RS, 30 de Abril de 2017.

DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DE RIOS E PRAIAS: Catalogar (para debater) o lixo da orla
Dom, 04 de Setembro de 2016 23:17

 

 

FOTO: Voluntários irão catalogar o lixo recolhido na praia durante o evento (Foto de Rodrigo Baleia) 

 

Por Paulo Ott*
        ______________

 

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (International Coastal Cleanup – ICC) é um evento internacional de conscientização ambiental realizado em mais de cem países todos os anos, sempre no terceiro final de semana de setembro.

Preocupados com a grande quantidade de lixo nas praias e no mar, em 1986, a ONG norte-americana Ocean Conservancy organizou o primeiro Dia Mundial de Limpezas de Praias na costa dos Estados Unidos com o objetivo de conscientizar a população local sobre este crescente problema.

Para termos uma ideia da gravidade do problema em todo o mundo, uma pesquisa recente estima que a proporção de toneladas de plásticos por toneladas de peixes existente nos oceanos era de uma para cinco em 2014 e que, se nada for feito, em 2050, a quantidade de plásticos no mar irá ultrapassar a de peixes existentes. Além disso, estima-se que, também em 2050, 99% de todas as espécies de aves marinhas do mundo estarão contaminadas por plásticos.

Assustados então com essa questão, um número maior de pessoas de todo o mundo se engaja ao evento a cada ano. No Brasil, o evento acontece desde 1993 em várias cidades ao longo da costa e também no interior. Esse ano o evento será novamente realizado na Praia da Guarita em Torres, em uma ação conjunta da o ONG GEMARS (Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do RS) e o Projeto Praia Limpa Torres (vinculado à Associação dos Surfistas de Torres - AST), no dia 18 de setembro (domingo).

 

Catalogação do lixo

A programação contemplará limpeza da orla, palestras, shows e exposição de entidades ambientais. Durante a atividade de limpeza de praia, os voluntários auxiliarão na coleta do lixo e preenchimento de uma ficha padrão, utilizada em todo o mundo (disponível em www.oceanconservancy.org). Nesta ficha, serão enumerados os diferentes tipos de resíduos encontrados, tais como petrechos de pesca, sacolas plásticas, canudinhos e bitucas de cigarro.

O total de itens encontrados, identificados por categorias, assim como a extensão de praia percorrida e o número de pessoas que participaram do evento serão incorporados a um banco de dados e farão parte das estatísticas mundiais compiladas pela The Ocean Conservancy.

Segundo o último relatório mundial publicado pela organização, no evento do ano passado, mais de 790 mil pessoas de todo mundo participaram da ação e recolheram mais de 13 milhões de resíduos. Os cinco itens mais encontrados nas praias ao redor do mundo foram: bitucas de cigarro (2.127.565), garrafas plásticas (1.024.470), embalagens de alimento (888.589), tampinhas plásticas de garrafa (861.340) e canudinhos (439.571).

Com esta ação que ocorre simultaneamente em diversos locais do planeta é possível identificar algumas das principais atividades e fontes poluidoras dos oceanos. A partir disso, é possível então não apenas conscientizar as pessoas sobre este crescente problema, mas também discutir nosso comportamento como consumidores e das próprias empresas que utilizam embalagens plásticas.

Portanto, o evento não é apenas sobre a questão do lixo. O evento é sobre nosso modo de vida e o futuro que queremos para nosso planeta. Participe dessa ação no próximo dia 18 de setembro na Praia da Guarita e demonstre que você também se importa com a conservação dos oceanos.

Confira a programação completa da iniciativa na página do evento no facebook.  (https://www.facebook.com/events/170945366667887/) e na página do GEMARS (www.gemars.org.br).

Para saber mais também sobre esta campanha mundial visite o site da Ocean Conservancy (www.oceanconservancy.org/our-work/marine-debris/).

 

* Biólogo, presidente da ONG - Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (GEMARS) e professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).

 

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner