Assinar do jornal impresso? Clique aqui.
Torres, RS, 30 de Abril de 2017.

Ação realizada por empreendimento garante melhoria da água na Lagoa do Violão
Qui, 26 de Janeiro de 2017 23:41

 

Análise de laboratório credenciado junto a Fepam indica que a Água que verte do subsolo do Vésta para a lagoa (foto) está ajudando a melhorar aquele ambiente 

 

Por Guile Rocha

_____________

 

Sendo construído em uma quadra inteira no centro de Torres, o Vésta (da VCA Maggi Construtora) será um grandioso empreendimento que deverá revolucionar a construção civil e a arquitetura do Litoral Norte gaúcho: um complexo com apartamentos residenciais e escritórios - e ainda um inovador shopping a céu aberto. Mas além disso, o empreendimento também está trazendo benefícios indiretos para a cidade de Torres - inclusive para o meio ambiente local.

Uma nova fonte de água, referente ao rebaixamento do lençol subsuperficial realizado pelo Vésta, está vertendo água de boa qualidade para a Lagoa do Violão. "Como esta obra detém um andar de subsolo para garagens, muita água sai dali", explica o empresário Eraclídes Maggi, sempre preocupado com os impactos do grandioso empreendimento para a cidade. Ele continua: "Assim, a VCA Maggi trabalhou e realizou obras pra ajudar na recuperação da Lagoa, já que a mesma apresentava um forte  assoreamento e sinais de apodrecimento".

Ano passado, técnicos da prefeitura de Torres já haviam dado um parecer dizendo que a água que vertia do empreendimento era positiva para a Lagoa do Violão. Mas a preocupação com aquele ambiente levou a VCA Maggi a contratar mais uma análise para verificar os reflexos -  pois são direcionados 22.500 m³ de água por mês (uma quantidade muito grande). Este monitoramento foi realizado pelo Biólogo Juliano Prudêncio e feito num laboratório credenciado pela Fepam. Conforme o biólogo afirmou para A FOLHA, constatou-se que "a água que sai do subsolo da obra é compatível com a da lagoa, sendo que a mesma é  benéfica e está ajudando muito na oxigenação e melhorando aquele ambiente, principalmente para os peixes".

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner