Assinar do jornal impresso? Clique aqui.
Torres, RS, 26 de Abril de 2017.

Memorial do Cinema de Torres é novidade cultural
Sex, 27 de Janeiro de 2017 18:06

 

Torres recebeu mais um espaço cultural, o Memorial do Cinema de Torres. É um espaço permanente que mostra alguns aspectos da história do cinema da “Mais Bela Praia" do Rio Grande do Sul. Aborda sobre as salas de cinemas, sobre as seções itinerantes, e também de produções filmadas em terras torrenses. A inauguração se realizou no dia 21 de janeiro deste ano, e teve um coquetel oferecido pelos proprietários, Carlos e Cármen Zanette, que convidaram autoridades, personalidades do meio cultural de Torres e também familiares de pessoas envolvidas com os cinemas.

Dentre os convidados estava um dos primeiros projecionistas de Torres, o Senhor Pedro Elias (que trabalhou no Cine Torres e também no Cine Ronda), o ator Cláudio Romário (que trabalhou no filme Salário Mínimo) e a secretária de Turismo, Carla Daitx, entre outros. Apesar de ser de iniciativa privada, a visitação do memorial é de livre acesso e fica nas dependências do Cine Torres, no Shopping Dunas. O Horário será sempre durante o funcionamento do cinema. 

 

Iniciativa do Cine Torres

 

O Memorial foi idealizado pelo Cine Torres, que contratou o Historiador Jaime Batista para fazer a pesquisa relativo à história do cinema local. Batista é autor do livro 'Sob as Lentes de Torres' e é membro do Centro de Estudos Históricos de Torres e Região. Também participaram do projeto, a Lithos Arquitetura, que se responsabilizou com o designer do local.

“O Memorial do Cinema de Torres é um presente que estamos dando aos torrenses”, disse Cármen Zanetti para os convidados durante a inauguração. Houve uma apresentação de fotografias em uma linha do tempo, conta fatos importantes da produção cinematográfica local, como a produção do filme 'Vento Norte (de 1951)', que foi o primeiro longa-metragem gaúcho sonorizado e todo filmado na Praia da Guarita. Nos painéis há fotos antigas do Cine Ronda, o Cine SAPT entre outros. Também há um vídeo com imagens de produções cinematográficas filmadas em Torres, e algumas peças do Museu Três Torres também estão expostas. É possível conferir mais conteúdo no site www.cinetorres.com.br.

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner