Assinar do jornal impresso? Clique aqui.
Torres, RS, 26 de Abril de 2017.

Museu e Atividades culturais futuras deverão ser centradas na antiga prefeitura torrense
Sex, 10 de Fevereiro de 2017 16:09

 

Por Guile Rocha

_____________

 

Desde julho de 2016, as sessões do Cineclube Torres - associação sem fins lucrativos que fazia sessões com filmes culturalmente relevantes, gratuitamente - não estão mais acontecendo na cidade. A razão da suspensão das atividades, segundo o idealizador do projeto, Tommaso Mottironi, é a falta de conforto adequado na sala do Centro Municipal de Cultura - que não possui ar-condicionado e conta apenas com antigas cadeiras de plástico para o público.

"Passados 6 meses (desde que o alerta por uma sala em melhores condições foi feito), permanece a incerteza sobre a única sala de uso público de Torres, que continua sem o conforto adequado que o espaço demandaria. Pena que pela cultura não exista a justa indignação e mobilização vista para temáticas ambientais", lamentou Tomazzo.

 

Atividades culturais deverão ser centradas na antiga prefeitura

 

Em decorrência desta demanda - que não é única do Cineclube Torres, mas de outros promovedores da cultura local -  o jornal A FOLHA contatou a secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Torres, Carla Daitx.  Sobre eventuais melhorias no Centro Municipal de Cultura  - que é atualmente alugado pela prefeitura junto a Sociedade Amigos da Praia de Torres (SAPT), detentora do prédio - Carla informou que há outros planos. "Em virtude das condições do Centro Municipal de Cultura (está chovendo dentro, ar condicionados sem funcionamento e enferrujados), a prefeitura decidiu permanecer no local somente até que a Prefeitura Antiga fique pronta. O museu histórico e os arquivos do município devem ser repassados para este renovado espaço público (a antiga prefeitura)".

Hoje, além do Centro Municipal de Cultura, o prédio da SAPT ainda sedia o Museu Histórico de Torres. Entretanto, ficando pronta a recuperação do prédio da prefeitura antiga - que é uma das prioridades da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte  - será encerrado o aluguel com a SAPT para estes espaços - o que gera economia aos cofres municipais. "A ideia é fazer um Museu do Balonismo e um histórico da cidade na prefeitura antiga, bem como aproveitar aquele espaço para atividades culturais (como o Cineclube Torres)", informa Carla Daitx.

Entretanto, nem tudo estará perdido para o espaço do atual Centro de Cultura de Torres. Conforme ressaltou a secretária municipal de Turismo, Esporte e Cultura, o atual presidente da SAPT tem um projeto de reforma para o Centro Municipal de Cultura, sendo que ele pretende viabilizar e iniciar a obra o quanto antes.

 

  

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner