Assinar do jornal impresso? Clique aqui.
Torres, RS, 26 de Abril de 2017.

Projeto Bituca Zero encerra com quase 10 mil bitucas recolhidas no verão em Torres
Sex, 24 de Março de 2017 15:32

 

 

Por Assessoria Praia Limpa

_____________________

 

O Projeto Praia Limpa Torres (Associação dos Surfistas de Torres) realizou neste último dia 20 de março o fechamento do projeto piloto Bituca Zero - que desde dezembro de 2016 iniciou, de forma inédita e pioneira na cidade de Torres, uma rede coletora de bitucas de cigarro na orla da cidade de Torres, RS.

Neste período que compreendeu a alta temporada de verão 2017, o Projeto Praia Limpa Torres desenvolveu e instalou bituqueiras em PVC, que foram disponibilizadas nas praias da cidade nas seguintes quantidades: na Praia dos Molhes (3), Estação Verão Praia Grande (2), Prainha (11), Morro do Farol (3), Praia da Cal (4) e Guarita (1).

Durante a temporada de Verão 2017, voluntários do Projeto monitoraram e coletaram os resíduos depositados nas bituqueiras em um período que perfez 90 dias. Ao término das coletas, chegou-se a números que impressionam, demonstrando que o objetivo de retirar este resíduo (bituca de cigarro) tão nocivo ao meio ambiente foi alcançado com êxito: o volume total de bitucas coletadas perfez 3 quilos e 324 gramas o que corresponde ao volume total aproximado de 9.082 bitucas de cigarro!

O Coordenador do Projeto Praia Limpa Torres, Alexis Sanson, comenta os resultados: “O volume total de bitucas coletado significa que o sistema de coleta (bituqueiras) foi utilizado e aceito pela comunidade, veranistas e turistas. O resultado surpreende ainda mais levando-se em conta que a bituca resiste à biodegração, permanecendo no solo e na água por 5 a 7 anos, sem se decompor! Caso esse volume não tivesse sido coletado, provavelmente teríamos 9.000 bitucas descartadas no meio ambiente de Torres, uma cidade reconhecida pela sua natureza e qualidade de vida”. Por fim, Alexis informa: “Encontramos muitos resíduos inusitados, dentre eles cabe destacar seringas, palitos de picolé, pedaços de vidro e até moedas foram coletadas. Embora o foco seja às bitucas de cigarro, todos esses resíduos coletados poderiam estar no meio ambiente, então comemoramos que foram coletados. ”

O Projeto Praia Limpa Torres espera que a divulgação dos resultados sensibilizem os fumantes da necessidade de descartar corretamente esses resíduos com alto teor tóxico e que estes resultados despertem interesse de Prefeituras de outras cidades, para implantação em áreas centrais, praças e etc. Alguns empresários do Centro de Torres já implantaram esse sistema por conta própria e contatos de municípios vizinhos como Arroio do Sal e Balneário Gaivota (SC) já demonstraram interesse pelo projeto #bitucazero. 

 

Realização: Projeto Praia Limpa Torres ( Associação dos Surfistas de Torres - AST).           

 

Patrocinadores do Projeto Praia Limpa Torres: Restaurante Cantinho do Pescador, De Lucca Surf Skate Shop, Pinho Veículos, Pinho Construtora e Milão Sorvetes.

Apoio: Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Prefeitura Municipal de Torres), Farmácia Sealife, Mercado Tutto & Cia.  

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner