SOBRE O MEMORÁVEL FESTIVAL DE BALONISMO QUE COLORIU O CÉU DE TORRES

Com tempo bom e cidade lotada, balões deram show e Fábio Passos foi o Campeão do 29º Festival, que cativou o público com atrações no céu e em terra firme

Céu limpo e vento leve foram perfeitos para competição
5 de Maio de 2017

 

O Festival Internacional de Balonismo de Torres ocorreu entre os dias 28 de abril e 1° de maio de 2017… e  teve uma edição espetacular neste ano, memorável mesmo para aqueles que já estão habituados com o show dos balões . São Pedro ajudou, o clima foi perfeito e todas as provas foram realizadas nos ares. Neste 29ª festival – em meio ao feriadão do Dia do Trabalhador –  a cidade lotou mais do que de costume, e o Balonismo, além de proporcionar um belo espetáculo no céu, propiciou movimento turístico e geração de renda para os comércios e prestadores de serviços locais.

No Parque Odilo Webber Rodrigues (Parque do Balonismo), entre as várias opções culturais, gastronômicas, comerciais e de lazer, o movimento de pessoas foi intenso nos quatro dias (e noites). Os shows principais satisfizeram gostos musicais diversos: do sertanejo de João Neto e Frederico ao pop rap do Projota, tendo como cereja do bolo o seresteiro pernambucano do rock, o inconfundível Zé Ramalho.  Mas com o céu limpo e o vento leve, os ares se tornaram a arena perfeita para a colorida aparição dos balões, verdadeiros protagonistas do Festival. Além dos 4 balões de forma que mexeram com o imaginário de crianças e adultos (com destaque para o gigantesco Cristo Redentor), outros 42 subiram aos céus para embelezar a paisagem… mas também para competir. Neste cenário, o que conta é a perícia dos pilotos para cumprir as 5 tarefas, em busca do maior número de pontos.

 

Fábio Passos é o Campeão do 29º Festival

 

FOTO: Paulista Fábio Passos (c) venceu Prova da Chave e ainda levou o festival

 

O balonista Fábio Passos, 50 anos, da cidade de Itupeva (São Paulo), foi o vencedor da Prova da Chave ocorrida na manhã de segunda-feira, 1º de maio. Uma chave gigante é fixada no alto de um mastro de metros dentro da Arena de Balões. Os pilotos decolam de uma distância mínima de dois quilômetros da Arena, tendo como propósito apanhar a chave sem derrubá-la no chão. E por esta vitória, Fábio Passos ganhou um Onix zero quilômetro da Pinho Veículos.

Além disso, no somatório dos pontos em todas as provas, Fábio Passos ainda conquistou o título de Campeão do 29º Festival Internacional do Balonismo. Os troféus foram entregues no tarde de 1° de maio, durante evento realizado nas dependências do Hangar 890, junto ao Parque de Balonismo. O segundo e terceiro colocados foram o também paulista Warley Macedo e o argentino Fernando Cescato.

Grande vencedor deste 29º Festival, Fábio Passos, é balonista há 27 anos, sendo que o seu primeiro voo ocorreu em 1990, aqui mesmo em Torres. Ele agradeceu à Prefeitura, a Air Show e à Reni Pinho, da Pinho Veículos, empresa que patrocinou a Prova da Chave.

 

Cultura, comércio, gastronomia e entretenimento em destaque no Festival do Balonismo

 

Em parceria do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, várias atrações culturais e educativas movimentaram o Festival do Balonismo 2017 promovidas pela Tenda Cultural. Entre os destaques nas ações promovidas esteve a exibição do documentário “Do sonho de Ícaro ao Festival Internacional de Balonismo”; a apresentação “Crescendo com a Ginástica Rítmica Escolar”, com a professora Luciana Abel; “Momento Senac” com Quick Massagem, oficinas de barba e auto maquiagem; espetáculo teatral de comédia circense “A Mulher do Atirador de Facas”, com a Família e Arte. Além disso, houve oficinas de teste vocacional e teste de nivelamento de Inglês; shows com os artistas Thelmo Valêncio e Alice, Alessandro Maciel e Inaudi Ferrari; números de mágica com Maurício Schwanck. Outra atividade especial foi a promoção das Invernadas Artísticas do CTG Porteira Gaúcha.

O espaço comercial contou com diversos estandes onde empreendedores regionais puderam expor e comerciar seus produtos. Artesãos também tinham seu espaço no Parque do Balonismo. Na área gastronômica, destaque para os 20 food trucks com diversas opções culinárias: de burgers artesanais a churros especiais.

E houve ainda o ‘Concurso Prato Típico’, competição que movimentou o setor gastronômico, na busca pela definição do prato que define a culinária torrense com mais sabor. Em busca pela valorização da cultura gastronômica local, os frutos do mar e guarnições típicos de Torres tinham que ser utilizados nos pratos. O torrense Thomaz Ramos com o prato Rolê de Linguado Torrensial foi o vencedor

 

Esquadrilha da Fumaça faz um grande show

Foi um sucesso a apresentação da Esquadrilha da Fumaça no domingo (30) à tarde no 29º Festival Internacional de Balonismo. A apresentação única e gratuita, atraiu grande público no Parque do Balonismo Odilo Webber Rodrigues – mas pode ser contemplada em vários pontos da cidade. A presença da Esquadrilha em Torres contou com a nova aeronave A-29 Super Tucano. A apresentação foi realizada pela Arcanjos Shows Aéreos, e as manobras aéreas agradaram o público. Quase no término do show, as aeronaves realizam uma escrita no ar. Em Torres foi desenhado um coração.

Toda apresentação contou com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tinha uma função específica, e as manobras foram realizadas ora com os sete aviões, ora com quatro, ora com três e ora com um avião, o Isolado. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. A demonstração teve duração de 35 minutos e contou com cerca de 50 acrobacias. Uma novidade é a adoção da fumaça ecologicamente correta, baseada no conceito sustentável de não agredir o meio ambiente.

 

1,2 tonelada de alimentos arrecadados e 111 carteiras de estudante emitidas

 

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos também se fez presente no 29º Festival Internacional de Balonismo, na Campanha do Balonismo Solidário, através da arrecadação de alimentos não perecíveis. Foram arrecadamos 1 tonelada e 290 kg de alimentos como arroz, feijão, lentilha, sal, açúcar, massa, farinha de milho e de trigo, café, óleo e leite. “Esses alimentos chegarão à mesa daqueles que muitas vezes não possuem condições financeiras de comprá-los”, disse a secretária Neusa Dias de Araújo Carlos.

Além disso, exatamente 111 carteirinhas de estudantes foram emitidas durante o 29º Festival Internacional de Balonismo, numa iniciativa da Diretoria da Juventude em parceria com o Movimento Estudantil Independente Organizado, ligado à União Estadual dos Estudantes. A ação foi realizada entre os dias 28 e 30 com o propósito pontual de promover o acesso dos estudantes na programação aos shows do Festival com o pagamento de meia-entrada na Arena dos Shows.Com documento, o estudante tem 50% de desconto nos ingressos em cinemas, teatros, espetáculos musicais, futebol, eventos educativos, entre outros.

 

Espaço Rural bem prestigiado

Diversos itens da agricultura familiar e produção local a mostra

 

Como em outras edições, o Espaço Rural no Parque do Balonismo foi atração destacada deste 29º Festival Internacional de Balonismo. O propósito é mostrar que Torres não é só privilegiada em belezas naturais, mas também na produção rural local. Cinco associações de agricultores familiares – originais de comunidades rurais torrenses – estiveram entre os participantes. A culinária rural foi oferecida em lanches e refeições. Ainda no local, a Feira da Agroindústria Familiar do RS teve participação com 12 stands, apresentando opções para todos os gostos e bolsos.  Na entrada do Espaço, os índios guaranis da aldeia Nhuú-Porã faziam exposição de seu artesanato. A Colonia de Pescadores de Torres vendia iscas e produtos de origem da pesca in natura.

Banana orgânica, verduras, frutas, temperos e muitos outros produtos agrícolas foram expostos no espaço, que ainda contou com a exposição de orquídeas da Orquisel presente com cerca de 200 espécies (e que é a pioneira do programa de agricultura familiar da Prefeitura e da Emater). Na Feira dos Agricultores Familiares de Torres eram encontrados queijos, vinhos, vestuário, artesanato, entre outros. Presentes no Espaço, técnicos da Emater Torres e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca que apoiam os projetos dos agricultores familiares.

 

Esforço de muitos

 

É verdade que o tempo ajudou no sucesso desta edição do Festival do Balonismo (E a estrutura do Parque Odilo Webber Rodrigues não teve que ser testada em condições de chuva, como traumaticamente ocorreu ano passado). Mas muita gente participou para que o evento ocorresse bem: balonistas, organizadores, servidores municipais, patrocinadores, apoiadores, comunicadores, empresas,  instituições e trabalhadores instalados no parque, promotores e agentes culturais e de entretenimento… e o próprio público, que é a razão de ser para toda a estrutura da festa dos balões!

Na cerimônia informal de premiação, realizada em clima de festa no último dia do evento, o prefeito de Torres Carlos Souza, fez muitos agradecimentos pelo sucesso do Festival. Acompanhado da primeira-dama Susi Rosa Souza, ele agradeceu a participação de todos que contribuíram para a realização do Balonismo e permaneceram no Parque atuando em diferentes áreas, bem como o público em geral. Em especial, agradeceu a participação dos balonistas. “Vocês são as estrelas do Festival de Balonismo”.

A secretária municipal de Turismo, Carla Daitx, também fez muitos agradecimentos, em especial aos servidores da Prefeitura lembrando do desempenho da Secretaria de Obras e Serviços Públicos que realizou melhorias no terreno da Arena de Balões.

O esforço da Prefeitura para oferecer uma boa infraestrutura para este evento, que está sendo considerado o melhor dos últimos anos, foi destacado pelo responsável técnico do Festival, Bruno Schwartz. da Air Show. “Agradeço ao prefeito principalmente devido a atual crise financeira dos municípios em geral. Tudo o que foi prometido, foi cumprido “.

O evento foi uma realização da Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, co-realização do Sistema Fecomércio-Sesc/RS, junto com a Air Show, responsável pela organização técnica. O patrocínio foi da Pinho e Corsan com apoio da RMS, Casa São Paulo, Comtur, Macromix Atacado e AHRBS- Associação dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Torres.

 

 

30º Festival Internacional de Balonismo já tem data definida e previsão de mais de 100 balões

 

Edição deste ano bateu recorde de público (FOTO: Guile Rocha)

“Estamos muito felizes com o resultado do 29º Festival de Balonismo” disse o prefeito na tarde desta terça-feira na Câmara dos Vereadores. Comentou que o tempo foi fundamental para o sucesso, mas que sem trabalho e esforço não haveria êxito. Citou as melhorias que foram realizadas no Parque de Balonismo para acolhimento dos balonistas. Sua primeira preocupação na Câmara foi a de fazer muitos agradecimentos como ocorreu na cerimônia de encerramento do evento.

Disse que o investimento da Prefeitura no evento teria repercutido “dez vezes mais no faturamento da economia geral do município”, citando os hotéis, restaurantes, supermercados e outros. Carlos Frisou ainda que “as estrelas do evento são os balões” -e lembrou de parte da programação com o Night Glow, na Praia Grande, que levou 60 mil pessoas à beira-mar (segundo estimativa da Prefeitura de Torres). Lembrou ainda que foram destaques a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, o Concurso de Prato Típico e as provas de Balonismo.

A realização do 30º Festival Internacional de Balonismo já está sendo pensada. Será logo criada uma Comissão Permanente de Balonismo. A infraestrutura do Parque e o trânsito da cidade serão repensadas com o intuito de acolher melhor os visitantes e moradores. O prefeito deverá retornar à Câmara de Vereadores em breve para fazer uma prestação de contas do 29° Festival. A secretária municipal de Turismo, Carla Daitx, também se manifestou na tribuna da Câmara. Assim como o prefeito Carlos Souza, fez muitos agradecimentos e repetiu que a Prefeitura já está trabalhando para o 30º Festival Internacional de Balonismo.

 


Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados