O Festival de Balonismo GANHA OS CÉUS DE TORRES

Tradicional evento da baixa temporada na cidade, 29ª edição do Festival Internacional do Balonismo ocorre entre os dias 28 de abril e 1° de maio

28 de abril de 2017

 

E mais uma edição do 29º Festival Internacional de Balonismo ganha os céus de Torres. Estarão presentes balonistas de vários pontos do Brasil, e também da Argentina e Chile. Entre os dias 28 de abril e 1° de maio, 42 balões competitivos e quatro de formato especial vão ser os protagonistas de um sempre lindo espetáculo, que colore e inspira a atmosfera torrense. Em terra firme, como de costume, haverão diversas atrações culturais, educativas, gastronômicas e de entretenimento para o público. Tendo como base o Parque Odílio Webber Rodrigues (Av. Castelo Branco), as últimas edições atraíram uma média de 250 mil pessoas no Parque.

O evento, que é o maior da  América Latina dedicado ao balonismo, é uma  realização da Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, co-realização do Sistema Fecomércio-Sesc/RS, junto com a Air Show, responsável pela organização técnica. Os patrocínios são da Pinho e Corsan, com apoio da RMS, Casa São Paulo, Comtur,  Macromix  Atacado e AHRBS- Associação dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Torres.

 

O espetáculo (e competição) dos balões

 

Quatro balões de forma, sucesso entre a criançada, estarão presentes – como o balão da Galinha Pintadinha, a Cegonha e o Cristo Redentor. Estes balões de forma não entram nas competições, mas os outros 42 não voam simplesmente para embelezar os céus. Durante o Festival Internacional de Balonismo em Torres, eles tem de cumprir uma série de tarefas para pontuarem. Todos os dias, duas provas serão realizadas pelos balonistas.

O voo dos balões é sempre ao amanhecer (a partir das 7h até as 9h) e a tardinha (das 16:30 h) as 18h, pois que nesses horários o vento é mais calmo e a temperatura não é tão alta, o que favorece o voo do balão. A expectativa é que o tempo ajude, para que possamos ter uma bela competição nos ares, com todas as provas sendo realizadas. Ao final do evento, o piloto que tiver o maior número de pontos será declarado o campeão. As provas realizadas em Torres são:

 

FLY IN Competidores irão procurar o seu próprio local de decolagem e tentar jogar a marca o mais próximo do alvo previamente marcado ou do alvo em X. O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X, se colocado, ou do alvo. A menor distância é melhor.

 

CAÇA A RAPOSA  – Competidores irão seguir um balão raposa e tentar jogar a marca o mais próximo ao alvo em X colocado PELA RAPOSA não mais que 02 metros na direção do vento em relação ao cesto após o pouso. O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X. A menor distância é melhor.

 

GORDON BENNETT MEMORIAL – Competidores irão tentar jogar a marca dentro de uma(s) área(s) de pontuação o mais próximo a um alvo previamente marcado. O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X, se colocado, ou do alvo. Menor distância é melhor.

 

PROVA DA CHAVE – Nesta prova os pilotos decolam de aproximadamente dois quilômetros do Parque do Balonismo com o objetivo de pegar uma chave, que estará pendurada em um mastro. Quem vencer esta prova ganha um Chevrolet Onix 0km oferecido pela Pinho Veículos.

 

Food Trucks, Prato Típico e muitas outras atrações paralelas

20 food trucks estarão presentes No parque Odílio Webber Rodrigues , se reunindo pra oferecer a culinária dos mais variados lugares em um ambiente alegre e descontraído, será outra atração do Festival. Já o Concurso de Gastronomia ‘Prato Típico de Torres’ é uma novidade desta edição do Festival. A busca por um prato que represente a culinária local movimentou o setor gastronômico da cidade, e valoriza a cultura local com 13 inscritos. As receitas deverão ser apresentadas durante o 29º Festival no estande da Secretaria de Administração. Os ganhadores serão conhecidos no dia 1º de maio, segunda-feira, às 10h, sendo que os três primeiros lugares ganharão troféu e ampla divulgação do profissional e de seu prato típico na mídia local e regional.

Também será destaque a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, belo espetáculo de aviões em acrobacias aéreas, que será realizada com a parceria da Arcanjos Shows Aéreos. Haverão também as apresentações artísticas na Tenda Cultural em parceria com o Sesc/RS, as apresentações esportivas, Espaço Rural (que mostra um pouco sobre a produção local), Espaço Comercial (com oportunidades de negócio e cursos) e muito mais. Ainda no Parque, na área do balonismo, mais emoção com o Night Glow, espetáculo dos balões iluminados que, neste ano, irá em carreata até a Praia Grande.

O acesso ao Parque de Balonismo é liberado, assim como todas suas atrações, com exceção das apresentações na arena de shows. O estacionamento dentro do Parque também é gratuito. Durante todos os dias do evento, s Prefeitura de Torres estará arrecadando alimentos (em seu estande) que serão doados para a população necessitada de Torres.

 

Atrações musicais

Quatro shows principais agitam as noites durante o Festival Internacional do Balonismo de Torres. Às 23h de sexta (28/04), primeiro dia do evento, haverá show nacional com a dupla João Neto e Frederico, que emplacou alguns sucessos no gênero sertanejo como “Chorou na Escadaria” e “Moda Derramada” . No sábado (29/04), a partir das 22h, tem primeiro show gaudério com “Rock de Galpão, e logo depois será a vez do pop rap do Projota – MC carioca que, desde guri, sempre se deu bem nas batalhas de rap – e que sobe aos palcos cantando hits como “Ela só quer paz” e o mais recente,”Oh Meu Deus”.

Já às 22h de domingo (30), durante a terceira noite do festival, é a vez do seresteiro rock and roll de voz cavernosa, o inconfundível Zé Ramalho –  que tanto caiu no gosto do público que volta aos palcos do Balonismo,  após ter se apresentado na edição de 2014 do festival. Com quase 50 anos de carreira, ele é o autor de sucessos como “Chão de Giz”, “Avôhai” e “Admirável Gado Novo”.

 

Confira a programação completa do Festival Internacional do Balonismo em 2017

 

Esta é a programação do 29º Festival Internacional de Balonismo de Torres, que nesta edição conta com 43 balões competitivos e mais quatro de formato especial: a Galinha Pintadinha, a Cegonha, o Cristo Redentor e o Palhaço. Mas várias outras atrações paralelas ocorrem em terra firme: estão confirmadas diversas atrações culturais locais, presença dos ônibus dos Times do Grêmio e Internacional, apresentações de dança, esportes e muito mais. Confira!

 

29° FESTIVAL INTERNACIONAL DE BALONISMO

 

Horário Evento Local
28 de abril – sexta-feira
11h às 12h30 Check in dos Pilotos Parque do Balonismo Tenda Air Show
15h Brieffing Geral – Abertura Oficial Hangar 890
16h30 Voo de Abertura Arena de Balões
17h Exibição do vídeo documentário “Do sonhos de Ícaro ao Festival Internacional de Balonismo” Tenda Cultural
17h Coquetel Sócio Ambiental Sesc/RS Tenda Cultural
19h Apresentação de Música com Musi & Arte Tenda Cultural
23h Show Nacional João Neto e Frederico Arena de Shows
29 de abril – sábado
7h Prova 1 Arena de Balões
9h às 17h Torneio de Câmbio CTG Porteira Gaúcha – Vila São João
10h Exibição do vídeo documentário “Do sonhos de Ícaro ao Festival Internacional de Balonismo” Tenda Cultural
10h às 12h Momento Senac com Quick Massagem no Espaço Sistema Fecomércio/RS SESC/SENAC Tenda Cultural
A partir das 10h30 Ônibus Sport Club Internacional Parque de Balonismo
11h Apresentação de Ginástica Rítmica com “Projeto Crescendo com a Ginástica Rítmica Escolar com a profª Luciana Abel” Tenda Cultural
14h Exibição do vídeo documentário “Do sonhos de Ícaro ao Festival Internacional de Balonismo” Tenda Cultural
14h às 18h Momento Senac com Oficina de Barba no Espaço Sistema Fecomércio/RS SESC/SENAC Tenda Cultural
15h Momento Senac no palco com Oficina de Automaquiagem Tenda Cultural
16h Máster Class de Zumba com Sisters Z Tenda Cultural
16h Prova 2 Arena de Balões
17h Apresentação de Teatro Comédia Circense A Mulher do Atirador de Facas (Família e Arte) Tenda Cultural
18h Escola Melody de Música do prof. Misael Monteiro Tenda Cultural
19h Apresentação Musical com Ronaldo Seixas Tenda Cultural
20h Carreata com Night Glow números pares Praia Grande
22h Show Regional Rock de Galpão Arena de Shows
00h00 Show Nacional Projota Arena de Shows
 
30 de abril – domingo
7h Prova 3 “Roni Pinho Lopes” Arena de Balões
10h Exibição do vídeo documentário “Do sonhos de Ícaro ao Festival Internacional de Balonismo” Tenda Cultural
10h às 12h Momento Senac com Quick Massagem no Espaço Sistema Fecomércio/RS SESC/SENAC Tenda Cultural
11h Apresentação de Muy Thae Naja Torres Team Tenda Cultural
13h Rappers Mano Natu + Fagner Ramos (Localismo) Tenda Cultural
14h Momento Senac com Oficina de Barba e Designer de Sobrancelha no Espaço Sistema Fecomércio/RS SESC/SENAC Tenda Cultural
14h30 Apresentação Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira Parque de Balonismo
15h Exibição do vídeo documentário “Do sonhos de Ícaro ao Festival Internacional de Balonismo” Tenda Cultural
16h Prova 4 Arena de Balões
16h Apresentação e Música com Thelmo Valêncio e Alice Tenda Cultural
17h Apresentação de Mágica com Maurício Schwanck Tenda Cultural
18h Apresentação de Música com Alessandro Maciel e Inaudi Ferrari Tenda Cultural
19h Apresentação das Invernadas Artísticas do CTG Porteira Gaúcha Tenda Cultural
20h Carreata com Night Glow números impares Arena de Balões
22h Show Nacional Zé Ramalho Arena de Shows
 
1° de maio – segunda-feira
7h Prova 5 – Prova da chave Arena de Balões
10h Exibição do vídeo documentário “Do sonhos de Ícaro ao Festival Internacional de Balonismo” Tenda Cultural
A partir das 10h Ônibus do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense Parque de Balonismo
10h Premiação Concurso de Gastronomia Prato Típico de Torres Carreta Agas
10h às 18h Momento Senac com Oficinas de teste Vocacional e Teste de Nivelamento de Inglês Espaço Sistema Fecomércio/RS Sesc/Senac Tenda Cultural
12h Almoço de encerramento Hangar 890
14h Encerramento com premiação dos pilotos Hangar 890
14h Exibição do vídeo documentário “Do sonhos de Ícaro ao Festival Internacional de Balonismo” Tenda Cultural
14h às 18h Momento Senac com Oficina de Barba no Espaço Sistema Fecomércio/RS Sesc/Senac Tenda Cultural
15h Apresentação de Dança do Estúdio Paula Scherek Dança & Movimento Tenda Cultural
15h30 Apresentação de Dança do Centro Cultural Inge & Margot Tenda Cultural
16h Apresentação de Dança Estúdio de Dança Rafaela Ferreira Tenda Cultural

 

 

*Com prefeitura de Torres e BlogBalonismo


Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados