Poeta de Torres empossado na Academia Internacional ALPAS 21

Eduardo Jaques(direita, na foto) é o único acadêmico da ALPAS 21 a residir no litoral

26 de Maio de 2017

A mais bela praia gaúcha vem crescendo em prestígio literário e ativismo cultural. Residente e natural de Torres, Eduardo Francisco Jaques Neto tomou posse como Acadêmico Correspondente na Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências ‘A Palavra do Século 21’ (ALPAS 21). O ato formal de investidura ocorreu nesta sexta-feira, dia 19 de maio, no amplo salão do Clube Internacional em Cruz Alta, Rio Grande do Sul.

Pela sua trajetória, a indicação de Eduardo Jaques para ser recebido em Cruz Alta foi feita pelo já consagrado poeta pelotense Joaquim Moncks, a quem o poeta torrense considera ser seu mestre na poética – e que foi seu paraninfo no ato de investidura. Agora, o poeta torrense é acadêmico correspondente na Cadeira n° 130, do Patrono Wilhelm Reich.

Conforme salientou o próprio Jaques, ele é o único Acadêmico da ALPAS 21 que reside (e é natural) no litoral. “E espero, antes de qualquer coisa, que (esta posse) seja um benefício para a coletividade, conforme já estamos arquitetando (com outros artistas torrenses). Viva à Cultura!” No final de semana, houve também um novo lançamento e sessão de autógrafos do seu livro “Sublimação”, em evento da Academia Internacional.

 

Sobre Eduardo Jaques

 

Escritor. Compositor. Cantor entusiasta. Poeta finalista e vencedor em concursos literários regionais e nacionais. Até a presente data, Jaques Neto participou de um diversas apresentações musicais e saraus poéticos, bem como participou de Feiras do Livro e proferiu palestras de cunho literário para alunos do ensino fundamental e médio.

O projeto de publicação do seu livro de poesias “Sublimação” foi o primeiro colocado dos dez projetos artístico-culturais contemplados com patrocínio público no edital 001/2015 do Fundo Municipal de Cultura de Torres (FUMCULTURA) -edital que visava fomentar a cultura no litoral norte gaúcho através do estímulo à leitura e gosto pela literatura dentro dos cânones contemporâneos. O lançamento do livro foi realizado no dia 25 de junho de 2016, na Livraria Super Livros (centro da cidade de Torres) e foi bem prestigiado.

 


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados