Projeto social torrense promove mudança e revela talentos através do boxe

Unindo esporte e ação social, um importante projeto vem ajudando dezenas de crianças em situação de vulnerabilidade social em Torres

19 de junho de 2017

Unindo esporte e ação social, um importante projeto vem ajudando dezenas de crianças em Torres. A ONG ‘Construindo Gigantes’ está atendemos cerca de 40 crianças entre  4 a 15 anos, tendo como foco a mudança através do boxe.Muitas destas crianças são carentes, e vem encontrando no boxe uma forma de ocupar seu tempo ocioso de forma qualitativa. O projeto da ONG ocorre na Rua Elizeu Kuwer, 150 Bairro Curtume (próximo a Creche do Curtume).

O idealizador do projeto é Dionatan Santos Pacheco, um apaixonado por esporte e, em especial, pelo boxe. “Ao longo da minha vida passei por muitas modalidades, mas aos 20 anos conheci o boxe influenciado pelo meu irmão mais velho. Quando estava perto de eu me formar em Educação Física, em 2010, nossa professor de boxe na época parou de dar aula. Aí resolvi abraçar a carreira de treinador, fazendo cursos como coordenador técnico da seleção brasileira, com técnicos da mesma e me federando na Federação Catarinense de Boxe (FECABOXE)”, explica Dionatan.

O projeto começou no mesmo ano de 2010, mas na época Dionatan não tinha um local para ministrar as aulas. “As pessoas que me sediam o espaço alugaram o local tive que adiar meu sonho. Mas ano passado, após construir na minha casa um local para treinar, recomecei com o projeto. Atualmente, quem nos ajuda é a Estofaria Bearte, Alisson Antunes Fisoterapeuta, Sert Coaching, e meus alunos e amigos – que lutam conosco em prol dessa causa” explicou o professor.

 

Conquistas de uma jovem promessa

 

E com força de vontade e foco nas coisas boas que o esporte propicia, o projeto de boxe hoje faz parte da rotina saudável de dezenas de jovens torrenses – a maioria em situação de vulnerabilidade social. E dentre estes  jovens atletas,  hoje o principal destaque é Valmir Scheffer da Silva Júnior, de 15 anos –  que vêm treinando com Dionatan desde a primeira fase do projeto (em 2010). “Valmir já foi Campeão Catarinense, vencedor do Torneio Alessandro Silva (em Balneário Camburiú) – maior torneio da região sul que aconteceu ano passado. Foi também o primeiro torrense a disputar um Campeonato brasileiro, no ano passado. Ele é também  integrante da seleção catarinense deste ano, estando classificado para o próximo brasileiro de boxe(que acontecerá em julho). Por isso tudo, gravem este nome: VALMIR SCHEFFER DA SILVA JUNIOR, uma das maiores promessas do esporte torrense”, destaca o orgulhoso treinador Dionatan.

Atualmente, a principal dificuldade que a ONG ‘Construindo Gigantes’ encontra está na questão do custeio das viagem para competições de boxe, bem como garantia de equipamentos para as crianças e adolescentes. “A vida útil (dos equipamentos) não é tão grande. E na parte dos uniformes, seria legal que nossas crianças tivesem pelo menos uma camiseta do projeto. Ainda não temos condições de oferecer a elas, mas vamos caminhando com calma”.

E para aqueles que se interessarem em ajudar o projeto, basta entrar em contato com o Dionatan pelo fone  (51)982100091 .


Publicado em: Esportes






Veja Também





Links Patrocinados