Vereador Pardal pede direto para governador Sartori o término da obra de esgoto do bairro Igra Norte

O atraso ocorreu por conta da necessidade da construção de uma emissora de esgoto (que capta o esgoto local e emite para a ETE no bairro Salinas)

Pardal (e) visitou o governador Sartori
16 de Janeiro de 2018

Na tarde desta última quinta-feira, dia 11 de janeiro, o vereador torrense, Valmir Daitx Alexandre, o Pardal (PRB) participou de uma audiência com o governador do RS José Ivo Sartori. No encontro Pardal reclamou pessoalmente com o governador do Estado sobre a falta de compromisso da Corsan em acabar a obra de implantação de captação de Esgoto no bairro Igra Norte, em Torres.

Novela antiga

A obra iniciou ainda no governo de João Alberto, quando o secretário de Infraestrutura do RS (que dirigia a Estatal Corsan) era o atual prefeito de Gravataí Marco Alba, servidor do governo Yeda Crusius Á época, as obras andaram bem, mas com o término do governo Yeda, em 2010, a Corsan deixou de priorizar a cidade como fazia anteriormente. O atual vereador Pardal também foi vice- prefeito e secretário nestas gestões em Torres e sabe bem da história do Esgoto do Igra Norte.
O atraso ocorreu por conta da necessidade da construção de uma emissora de esgoto (que capta o esgoto local e emite para a ETE no bairro Salinas). Além disto, várias construtoras que pegaram a empreitada quebraram ou desistiram da mesma entre os anos de 2013 e 2016. Outro tema que tem atrasado o cronograma da obra são algumas licenças ou desapropriações necessárias para seu andamento.
A responsabilidade da obra é da Corsan porque a estatal gaúcha possui contrato de parceria com a prefeitura de Torres para atuar no setor de água e esgoto. Mas, de direito, a responsabilidade maior pelo tema é das prefeituras, e o MP (Ministério Público) cobra projetos dos prefeitos. E o jornal A FOLHA esteve no local da obra – totalmente parada, com mato alto e uma placa velha indicando a data de Abril de 2016 como sendo de término das obras
Várias ruas do bairro ainda estão sofrendo pela falta do término da obra, algumas ainda tendo os moradores de enfrentar o mau cheiro de esgoto e não ter o que fazer porque a obra está em andamento.


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados