Abraço simbólico ao Museu de Torres pede mais ações de proteção para prédio histórico

Nesse ato simbólico, os participantes buscavam chamar a atenção para a importância da valorização da Cultura - além de alertar sobre problemas estruturais do imóvel da antiga Prefeitura de Torres (hoje Museu Histórico)

23 de maio de 2022

Na tarde de 20 de maio (sexta-feira), ocorreu em Torres um abraço simbólico ao Museu Histórico de Torres (antiga Prefeitura Municipal). O ato foi uma iniciativa do Cineclube Torres, que neste mês organizou (no próprio Museu de Torres) um ciclo de filmes com a temática museus. Mas nesse ato simbólico, os participantes buscavam chamar a atenção para a importância da valorização da Cultura – além de alertar sobre o estado de degradação do imóvel.

“O telhado do edifício, se primeiro apresentava uma goteira pontual e localizada num canto, por não ter sido objeto de tempestivos reparos, foi piorando inexoravelmente e progressivamente apresentando agora autênticos buracos na superfície do telhado. A partir desses rombos a água penetra em quantidade para o andar de cima (presentemente fechado) e, consequentemente, segue para o piso debaixo, aberto e usado até ao presente momento para exposições e apresentações culturais, originando goteiras e mofos”, ressalta o idealizador do Cineclube Torres, Tommaso Motironi.

Segundo Tommaso, esse ato simbólico foi uma ação popular e cívica para “alertar a comunidade em geral e o poder público sobre a urgência de ações de proteção para este bem material”, patrimônio histórico do município, em coincidência com o Dia Internacional dos Museus (18/05) e com o Aniversário do Município (20/05). “Obrigado a todas e todos que participaram do abraço, demonstrando amor à cultura e aos seus valores simbólicos e patrimoniais”.

 

Sobre o prédio do Museu Histórico

 

O imóvel do Museu Histórico de Torres trata-se de uma edificação antiga, inaugurada em junho de 1951 durante a gestão do então prefeito municipal Cel. Severiano Rodrigues da Silva. Foi a sede da prefeitura municipal e seus principais departamentos e secretarias por mais de 60 anos.

No dia 13 de maio de 2016 foi inaugurado o atual Centro Administrativo Municipal (localizado no prédio do antigo Hotel Beira Mar – na Rua Jose Antônio Picoral). A partir de então, o imóvel  começou a ser reorganizado  para tornar-se o Museu Histórico de Torres – que também abrigaria a Biblioteca Municipal, uma sala de multiuso e espaço para projetos culturais. Uma reforma no espaço foi efetuada em 2021 pela Prefeitura de Torres, viabilizada por emenda parlamentar da deputada federal Maria do Rosário.

Após a reforma (e passado o pior momento da pandemia Codiv-19 , o prédio foi reaberto a visitação pública no início de 2022 – já nomeado como Museu Histórico, Antropológico, Arqueológico e Oceanográfico de Torres. Exposições e atividades culturais vem ocorrendo no loal. Entretanto, o agora Museu Histórico de Torres ainda sofre com alguns problemas estruturais.

 


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados