Na manhã de sábado (08 de junho), um grande abraço simbólico em prol da conservação dos oceanos ocorreu nas areias da Praia Grande, em Torres. Com organização do Projeto Praia Limpa Torres e alusão à campanha “Oceanos Limpos” da ONU, cerca de 100 pessoas participaram da ação, que ocorreu próximo ao histórico Bar Abrigo.
O evento teve a participação do ambientalista Paulo França “Preserve Torres” – responsável por grandiosos desenhos na areia (os quais já se tornaram um quase patrimônio torrense). Dessa vez, sua obra retratou um globo terrestre, triste na areia, expressando sua preocupação com a poluição dos mares. Dezenas de voluntários se juntaram para um abraço simbólico ao redor do grande desenho.
Logo após o abraço simbólico, os voluntários se uniram em uma limpeza de praia – onde cerca de 50 quilos de lixo foram retiradas em cerca de 30 minutos. Bitucas de cigarro, pedaços e embalagens de plástico e tampinhas de garrafa estiveram entre os materiais mais encontrados, mas até um aparelho de ar condicionado foi encontrado pelas dunas.
Teresa Cristina, integrante do Lions Torres e voluntária na limpeza de praia, relatou que, além da grande quantidade de tampas de garrafas ,microplasticos (o grande vilão da poluição do mar), peças grandes de ferro enferrujado, chinelos ,entre outros objetos, chamou a atenção a grande quantidade de btucas de cigarro recolhidas. “Em breve será proibido o consumo de cigarro à beira-mar – mas isso na Europa, não no Brasil. Mas aqui por Torres, como destacou o Alexis, temos cerca de 200 bituqueiras espalhadas pela cidade (numa parceria e execução da Pinho Construtora e da Prefeitura de Torres)que ajudam a tirar de circulação milhares de bitucas de cigarro”, concluiu Teresa.
Conforme o Coordenador do Praia Limpa, Alexis Sanson, a intenção da atividade alusiva ao Dia Mundial dos Oceanos foi defender o maior patrimônio da humanidade – uma vez que os oceanos estão sendo impactados sem limites com a pesca predatória, aquecimento global e poluição marinha.Os impactos ao meio ambiente da possível construção de um porto em Torres, impactos especialmente no que se refere à fauna marinha, também foram objeto de reflexão na ação
Oceanos em pauta também no Cineclube Torres
Ainda em parceria com o Projeto Praia Limpa Torres e incluído as ações relativas ao Dia Mundial dos Oceanos , no mesmo dia 08 de junho houve a exibição do documentário ‘Planeta Água’ – filme que destaca uma união de pesquisadores, oceanógrafos e biólogos de vários países, narrando as relações entre homem e o mar. Esse documentário foi apresentado pelo Cineclube Torres, em uma noite de reflexão sobre a saúde dos oceanos a nível global e aqui no litoral norte. “Uma reflexão ainda mais urgente com a ameaça de implantação de um porto de cargas na região. Ficou o compromisso do publico presente para praticar atitudes mais sustentáveis e pressionar os poderes públicos para priorizar a pauta da ecologia, com a preservação e a valorização do patrimônio natural, ressaltou o coordenador do Cineclube Torres, Tommaso Mottironi.