Ação Voluntária na Itapeva recolhe mais de 400kg de resíduos na faixa de praia.

Ação de limpeza foi organizada pelo projeto Praia Limpa Torres no último domingo (07)

FOTO: Jacques Brandão
10 de maio de 2017

No último domingo (07/05), Torres presenciou a primeira ação voluntária de limpeza de praia na Itapeva. Essa ação, organizada pelo Projeto Praia Limpa Torres (Associação dos Surfistas de Torres), foi idealizada de forma inédita para sinalizar que – com a decisão proferida pelo Ministério Público Federal, no sentido de fechar a faixa de praia da Itapeva para trânsito de veículos particulares – o Projeto Praia Limpa Torres iniciará uma série de ações na Itapeva que contemplarão desde limpeza de trechos da praia até projetos de educação ambiental naquela faixa de praia.

Essa ação contou com o apoio da PATRAM TORRES e da Equipe Gestora do Parque da Itapeva (SEMA) que dispuseram duas viaturas para apoio aos voluntários no recolhimento de aproximadamente 400kg de resíduos retirados da faixa de praia e dunas, em um percurso aproximado de 300 metros de extensão de praia. Dentre os resíduos coletados, foram encontrados pneus de veículos, restos de churrasqueiras metálicas e embalagens plásticas, dentre outros…

Ao término da Ação de Limpeza os voluntários se reuniram e desenharam nas areias da Itapeva o lema da Ação “SOS ITAPEVA” para destacar a importância daquela faixa de praia para todo ecossistema da região de Torres, com uma enorme diversidade de fauna e flora, inclusive com alguns animais com real risco de extinção, como por exemplo o Maçarico do Papo Vermelho (Calidris Canutus) e algumas espécies de Penípedes que habitam a Ilha dos Lobos e utilizam daquela faixa de praia para repouso.

 

Da proteção da praia ao plano de manejo do PEVA

 

Rafael Frizzo, Professor e Morador da Itapeva, destacou a importância da preservação do local, visto o seu potencial para pesquisa e estudo da fauna e flora da região e por fim mencionou a necessidade de “seguirmos lutando em prol do uso sustentável da faixa de praia na Itapeva, ainda que hoje se encontre protegida por uma liminar expedida pelo Ministério Público Federal”.

O Gestor da Unidade de Conservação, Paulo Grubler, agradeceu a todos presentes na ação voluntária em prol da Itapeva e informou que o Plano de Manejo (PM/PEVA) do Parque da Itapeva contempla também a Faixa de Praia, pois está é considerada zona de amortecimento do Parque, e pensa em futuramente desenvolver e fomentar projetos de educação ambiental que visem preservar a riqueza que o ecossistema do Parque da Itapeva proporciona para Torres e Região.

Finalizando, o coordenador do Projeto Praia Limpa Torres, Alexis Sanson, comentou: “Sempre me questionavam o porquê de o projeto não atuar na Itapeva e a resposta era: ‘O Praia Limpa não realiza ações na Itapeva enquanto não ocorrer o uso regrado daquela faixa de praia’…desta forma, essa ação realizada no último domingo, só se tornou viável porque o trânsito de veículos foi proibido e, portanto, se tornou inédita e foi um marco para nosso projeto. Acredito, por fim, que o Projeto Praia Limpa possa a partir de agora planejar novas ações na Itapeva, sejam elas de limpeza de praia ou de educação ambiental com nossas escolas, pois encontramos uma situação crítica e preocupante naquele ambiente, com todo tipo de resíduos depositados na faixa de praia, dunas e sangradouros junto a faixa de praia. ” concluiu Sanson.

 

Projeto Praia Limpa Torres tem patrocínio do Restaurante CANTINHO DO PESCADOR e LUMMERTZ IMÓVEIS.


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados