AGORA É OFICIAL: Presidência da República concede a Torres título de Capital Nacional do Balonismo

Após passar por diversas comissões da Câmara e Senado Federal, Torres recebeu oficialmente o título através da Lei federal nº 14.808, de 11 de janeiro de 2024, sancionada pelo Presidente Luís Inácio ‘Lula’ da Silva.

FOTO - Balonismo em Torres (imagem meramente ilustrativa)
12 de janeiro de 2024

Agora é oficial: Através da Lei federal nº 14.808, de 11 de janeiro de 2024, a Presidência da República confere ao Município de Torres, o título de Capital Nacional do Balonismo. Após passar por diversas comissões da Câmara e Senado Federal, Torres recebe oficialmente o título, sancionado pelo Presidente Luís Inácio ‘Lula’ da Silva.

 

Balonismo na história de Torres

A prática de voos com balões de ar aquecido mobiliza a cidade gaúcha durante todo o ano. Torres possuí dezenas de balonistas profissionais, que além de voarem comercialmente, também se reúnem para competições da modalidade na cidade e em outras localidades – encantando o público com suas cores e formas no céu.

.A ‘cereja no bolo’ para tornar Torres referência nacional no esporte é o Festival Internacional de Balonismo de Torres, há mais de 30 anos realizado anualmente – reunindo dezenas de balonistas do Brasil e do mundo. O evento inclui apresentações, competições de balões esportivos, shows nacionais e atividades de lazer. Em maio de 2024, será realizada a 34ª edição do evento, que é considerado o maior do tipo na América Latina na modalidade.

Com tudo isso, os setores comercial, hoteleiro e gastronômico de Torres são movimentados com geração de renda e empregos através do Balonismo. Assim, o título como Capital Nacional da modalidade parece ser um justo reconhecimento ao trabalho e dedicação de muitas pessoas, que direta e indiretamente estão envolvidos com o Balonismo em Torres

 

Tramitação política até o reconhecimento nacional

Em maio de 2022 a foi aprovado na Comissão de Cultura da Câmara Federal o título. O prefeito de Torres, Carlos Souza, destacou na oportunidade a importância do encaminhamento do título para o município, reconhecendo que o mérito é em consequência do esforço de muitos. Citou o trabalho do vereador Gibraltar Vidal junto ao deputado federal Alceu Moreira, autor do projeto (PL 9073/2017). Também citou a articulação da ex-vereadora Zete Silveira com a deputada federal Maria do Rosário, responsável pela relatoria do PL e única gaúcha na Comissão de Cultura. Ainda no mesmo mês o projeto de lei que foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados Federais e seguiu para o Senado.

Em agosto de 2023, a Câmara Federal aprovou o projeto que teve a tramitação conclusiva na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania. Com o aval da Câmara dos Deputados sobre a redação final, a matéria partiu para a análise do Senado. O prefeito Carlos Souza cita mais uma vez o empenho do Secretariado para conquista do título. Destacou também a atuação de mais deputados federais como Pompeo de Matos, Afonso Motta e Afonso Hann. Lembrou ainda do empenho, do vereador Fábio da Rosa e do ex-secretário de Turismo, Fernando Nery.

Em dezembro de 2023 a Comissão de Esporte da Câmara Federal aprovou o projeto de lei 4.146/2023, da Câmara dos Deputados, e recebeu parecer favorável do relator, senador Paulo Paim. O texto seguiu para sanção presidencial, e agora está oficializada.

 

 

 

 


Publicado em: Esportes






Veja Também





Links Patrocinados