Anúncio de verbas para unidade de Saúde das praias do sul de Torres reativa debates na Câmara

Conquistas e problemas da região foram temas de pronunciamentos na Câmara - mas todos festejaram ganhos relacionados com a futura unidade de saúde

FOTO: Terreno para UBS, no balneário Lagoa Jardim, foi anunciado pelo Prefeito meses atrás, e agora verbas do governo federal confirmam a obra, (mesmo com críticas à localização e tamanho)
16 de agosto de 2024

O anúncio formal da liberação dos recursos para a construção de um Unidade Básica de Saúde (UBS), a qual atenderia futuramente a região das praias da Zona Sul de Torres, foi formalizado nesta semana pelo Ministério da Saúde – e acabou sendo tema de pronunciamentos na Câmara de Vereadores, durante a sessão ordinária realizada na segunda-feira (12 de agosto). Mas o assunto “Praias do Sul de Torres” (entre Itapeva e Paraíso) tem sido origem de posicionamentos da oposição há tempos, o que gerou repetições de reclamações sobre outras demandas e pedidos de moradores da área.

 

Recursos também para finalizar pavimentação da Estrada dos Cunha

O vereador da situação, Fábio da Rosa (PP), no espaço de anúncios partidários que existe nas sessões da Casa Legislativa, foi quem fez o anúncio da liberação dos recursos: cerca de R$ 2 milhões para que seja iniciada a implantação da unidade de Saúde – anunciada para ocorrer na Praia Lagoa Jardim. Ele anunciou também a chegada de outra verba (em torno de R$ 1 milhão) para que a municipalidade finalmente pavimente a parte final da Estrada dos Cunhas, após o trabalho de asfaltamento do trecho entre a BR-101 e Estrada do Mar ter sido interrompido um pouco antes do final da obra.

O vereador Fábio também lembrou dos recursos praticamente acertados para asfaltamento do trecho da Interpraias (entre a Praia Paraíso e Praia Estrela do Mar, passando pela Praia Real). Com isso, destacou o importante trabalho da atual gestão municipal com obras estruturais na região das praias do sul.

 

Ganhos à população local, mas ainda com questionamentos

O vereador Rogerinho (PP) também comemorou chegada dos recursos para a Unidade de Saúde em seu pronunciamento, assim como fez o vereador Jacó Miguel (PDT), celebrando a conquista em prol da comunidade. Mas Jacó (que é da oposição) aproveitou o tema para lembrar que os moradores das praias do Sul (pessoas que lá têm casa – como disse) estariam continuando a lutar pela realização das melhorias básicas em vias da região, muitas destas esburacadas e em más condições, seguindo a busca das demandas urbanas feitas de forma sistêmica neste primeiro semestre de 2024.

O vereador Moisés Trisch (PT) também citou a confirmação da obra do Posto de Saúde em seu pronunciamento. Ele concorda que se trata de um ganho para a comunidade, mas questionou a localização indicada para que o posto seja construído – por achar ser muito longe das linhas de transporte coletivo da região torrense. A Unidade ficará no balneário Lagoa Jardim. Moisés ainda questionou o tamanho do terreno que a prefeitura adquiriu para a obra, para ele muito pequeno : “12 metros por 30 metros (360m² no total)”, como informou na tribuna.

A UBS em questão foi viabilizada após projeto da prefeitura ter sido incluído nas  obras do PAC Seleções do Governo Federal, apresentado pelo presidente Lula no início do ano, dentre outras participações regionais das verbas no programa federal local.

 

Demanda antiga

Uma unidade de saúde para as praias ao sul do litoral torrense (Depois do Morro da Itapeva em direção ao sul) é tema antigo nas campanhas eleitorais. É que a comunidade tem crescido em numero de moradores fixos, que só possuem como postos de Saúde próximos os dos bairros São Jorge (periferia do centro) ou do São Brás (BR-101), o que obriga que a população tenha que fazer um percurso grande e motorizado para obter o atendimento de Saúde primária, realidade que será melhorada com uma UBS próxima.

Conforme anunciado ainda em junho pela Prefeitura de Torres, assim como as demais unidades em Torres, na UBS Praias do Sul está prevista área de ambulância, consultórios médicos, consultório odontológico, depósito de resíduos comuns, de resíduos contaminados, de resíduos recicláveis, farmácia, sala de curativos, sala de atividades coletivas, sala de esterilização, de imunização, de inalação coletiva, construção de sanitários comuns, sanitários para portadores de necessidades especiais, sala de recepção e espera, entre outros espaços.

 

 

 

 

 


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados