Associação Torrense de Proteção aos animais garantiu mais de 700 castrações no último ano

A campanha é realizada pela ATPA em parceria com veterinários, que realizam as cirurgias a baixo custo

25 de abril de 2018

Mais de 700 animais foram castrados no último ano graças à campanha de esterilização da ATPA- Associação Torrense de Proteção aos Animais. Em 2017 foram atendidos mensalmente entre 60 e 70 animais. Em relação a 2018, quase 100 animais já foram beneficiados nos meses de janeiro e fevereiro. Em março, 63 animais entre cães e gatos foram esterilizados. A campanha é realizada pela ATPA, em parceria com veterinários que realizam as cirurgias a baixo custo.

Devido à falta de recursos financeiros as fêmeas são priorizadas pela ação. Entre os machos, a emergência se dá em castrar cães violentos e de raças agressivas. Os animais abandonados recolhidos pela Associação já são encaminhados para o procedimento o quanto antes, assim facilitando também as chances de adoção.

Aos animais que já contam com tutores, a ATPA informa que é disponibilizada a castração a baixo custo ou gratuita, levando em conta as condições financeiras dos donos. Este projeto é mantido com os fundos levantados pela ATPA em eventos, brechós, doações voluntárias, venda de rifas, camisetas e calendários, além do troco solidário em alguns estabelecimentos da cidade. O tutor que tiver interesse em castrar seu animal poderá entrar em contato com a Associação através do fone (51) 981116834.

 

Castrações: benefícios para a saúde pública (e até para o animal)

O procedimento da cirurgia de esterilização é simples, rápido e tem um período curto de pós-operatório, apenas uma semana. A operação, que consiste na retirada dos ovários/útero nas fêmeas e dos testículos nos machos, não exige uma longa lista de cuidados no período de recuperação, contudo, é essencial que se siga as instruções do veterinário e que o animal esteja sempre devidamente abrigado e higienizado.

A esterilização traz benefícios para o animal, para o dono e para a saúde pública. A castração é a maneira mais eficaz de reduzir a superpopulação de animais domésticos, entretanto suas vantagens vão além disso. Nas fêmeas castradas, por exemplo, previne tumores de mamas, piometras (infecções uterinas), gravidez psicológica e interrompe o CIO. Nos machos evita problemas na próstata, tumores no testículo, ficam mais tranquilos pois deixam de produzir hormônios sexuais e reduz sua necessidade de marcar território.

Castre seu animal de estimação e apoie a campanha de esterilização. Contribua para uma melhor qualidade de vida do seu melhor amigo e ajude a reduzir o aumento populacional descontrolado.


Publicado em: Saúde






Veja Também





Links Patrocinados