Foi realizada na noite da última quinta-feira (22), audiência pública que debateu a possível criação de um campus do Instituto Federal em Torres. O auditório da Ulbra recebeu um grande público para o evento, que teve a participação do reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Júlio Xandro Heck, o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) e membro do Conselho Superior – CONSUP, Flávio Nunes. A audiência pública foi conduzida pelo vereador de Torres Moisés Trisch (PT), que é relator na Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Câmara de Vereadores.
Flávio Nunes, reitor da IFSul – com sede em Pelotas e composta por 14 campus no RS, sendo integrante da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica – foi um dos que se manifestou. Na ocasião da audiência, destacou o histórico e o tamanho do IFSul e anunciou a possibilidade do município de Torres disputar a implementação de um campus presencial – que projeta a contratação de 70 docentes, 45 técnicos administrativos e injeção na média de 1.200 alunos, ano.
Já pelo IFRS, falou o Reitor Júlio Xandro Heck. Ele incentivou os movimentos de todas ordens, da comunidade civil e pública de Torres e região, para uma possível instalação de um campus presencial na cidade. Sugeriu que a comunidade para que haja contrapartidas do município – como oferecer um bom terreno para instalação do IFRS – além de engajar o maior número de políticos gaúchos e de todos os escalões para a possibilidade da instalação de um campus presencial no município.”
Durante a audiência, foi lembrado que, em 2013 foi protocolado junto ao Ministério da Educação um pedido de um campus do IRFS em Torres – entretanto o projeto não avançou na época. Segundo o vereador Moisés Trisch, com a entrada do novo governo federal em 2023 o movimento retornou com força, sendo que os municípios vizinhos a Torres estão apoiando este projeto e a audiência pública faz parte do processo para pleitear uma futura instalação.
Documento online de apoio ao IFRS em Torres
Durante a audiência, foi apresentado um documento de apoio a instalação do campus que foi encaminhado ao governo federal onde toda a comunidade pode participar, votando na implantação do Campus em Torres. “A participação da comunidade é fundamental, pois com certeza outros municípios brasileiros também estão trabalhando para instalação de campus nas suas cidades”. A votação se dá através da Plataforma Brasil Participativo (o link está disponível em – https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/programas/f/2/proposals/4293?fbclid=PAAaZpSfDYxB1gkeRakmLrKwSy0kW7GnfsZ9czyxMK8cZ7Ge_tJSLRA7eYi6Q
Conforme a justificativa encaminhada ao governo federal, o município de Torres tem mais de 40 mil habitantes e nenhuma escola de Ensino Técnico. Também não conta com opções de graduação públicas, obrigando muitos jovens a abandonar o município e a região em busca de formação. Além disso, vários municípios do entorno, que tem em Torres uma referência de prestação de serviços, seriam beneficiados com a medida. Diariamente, centenas de estudantes de Torres e região atravessam a fronteira entre o RS e SC para buscar qualificação em Criciúma, Araranguá, entre outros.