Nos últimos dias, baleias migratórias vem sendo avistadas “dando show” nas águas de Torres. Os majestosos animais marinhos puderam ser vistos pelos moradores que passavam próximos à beira-mar, ou que subiam até os morros da cidade para apreciar a vista (e, quem sabe, avistar as baleias passando).
Diversos registros dos gigantes marinhos foram feitos – como este abaixo, capturado na segunda-feira (17) pelo fotógrafo Osvaldo Raupp. Já nesta terça-feira (19), no Morro da Guarita (Torre Sul), representantes do ‘Projeto Farol das Baleias’ – projeto de monitoramento de baleias-franca na região – monitoravam duas mães com filhotes.
Características e Curiosidades das baleias-franca*
*Texto: Biólogo e diretor de Desenvolvimento Sustentável, Especialista em Análise Ambiental e pós-graduando em Especialização em Biologia Marinha, Rodrigo De Rose da Silva )
– A caça das baleias ocorria principalmente para obtenção da sua espessa camada de gordura que era transformada em óleo, é utilizado na iluminação e ligante para argamassa nas construções.
– A baleia-franca adulta pode ficar submersa por aproximadamente 20 minutos após a troca gasosa;
– Uma baleia-franca adulta chega a pesar 45 toneladas e medir 18 metros;
– Um filhote de baleia-franca nasce com aproximadamente 5-6 metros e pesando 4-5 toneladas;
– Um filhote de baleia-franca pode ingerir aproximadamente 200 litros de leite por dia nos primeiros meses de vida, podendo engordar 50 quilos diariamente;
– A baleia-franca é a única espécie de baleia do Atlântico Sul que não apresenta nadadeira dorsal;
– A baleia-franca apresenta calosidades na cabeça que apresentam um padrão único de disposição que são habitados por ciamídeos (microcrustáceo), e isto permite a identificação dos animais.