Bombeiro salva bebê que estava engasgado com leite materno em Torres

As manobras que salvaram a criança na terça (09) foram realizadas pelo Tenente Rafael Alexandre de Souza, que é Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Torres (e tem experiência como enfermeiro).

FOTO - CBM RS Torres
11 de abril de 2024

Na tarde desta terça-feira (09), um bebê 17 dias foi salvo em Torres após se afogar com leite materno. As manobras que salvaram a criança foram realizadas pelo Tenente Rafael Alexandre de Souza, que é Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Torres (e tem experiência como enfermeiro).

“O Bebê estava bem engasgado, estava muito vermelho, fazendo força para respirar mas não conseguia, exatamente pela obstrução. Me ajoelhei, me concentrei, coloquei o bebê de cabeça para baixo, nem ouvia mais os gritos da mãe, e comecei as manobras, dei uns tapas fortes nas extrapolas. Cheguei a ficar preocupado caso ele não retornasse e tivesse que iniciar manobras mais avançadas mas, graças a Deus, na terceira tapotagem, eu senti ele desengasgando”, relatou o Tenente Rafael ao portal Litoral na Rede.

Com o Menino Rhavi Alves Mendes a salvo e a mãe mais calma, os bombeiros orientaram que ela levasse o menino para uma avaliação médica. “Foi bastante emocionante o atendimento e deu certo”, finalizou o tenente Rafael.

Em casos como este, o atendimento rápido com a realização de manobras para desengasgar é fundamental. Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) estimaram que 15 bebês morreram engasgados por dia no Brasil no ano de 2022.

 

Como agir em caso de engasgo em bebês?

Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. (FONTE – Secretaria da Saúde do Estado do Paraná)

 

*Com informações de Litoral na Rede


Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados