Nesta quarta-feira, dia 2 de janeiro, tomou posse oficialmente a nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Torres. A nominata da mesa do 3º Período Legislativo da 17ª Legislatura tem como presidente o vereador Carlos Jacques (MDB), o vereador Jeferson de Jesus dos Santos (PTB) como vice, Rogério Jacob (PDT) como Secretário e Valdemar Bresolin ( Progressistas) como 2º Secretário (suplente).
Esteve na Sessão Solene, o prefeito de Torres Carlos Souza, a procuradora do Município Pâmela Souza, além de vários secretários do Poder Executivo. Todos os vereadores estavam presentes com exceção da vereadora Gisa Webber (Progressistas). Presentes também, muitos eleitores e parentes dos novos membros da Mesa Diretora empossada.
Ex-presidente Fábio elogiado
Em seu discurso de despedida da presidência da Câmara, o vereador Fábio da Rosa (Progressistas) comemorou os feitos como líder executivo do poder legislativo torrense. Como já havia lembrado em discurso de sessão ordinária na semana anterior, o vereador listou as realizações em sua gestão em 2018, como, por exemplo, praticamente a eliminação das pendências da casa pedidas pelo Tribunal de Contas, a modernização do site da Câmara e a votação das matérias principais demandadas pelo Poder executivo e seus colegas de casa. Mas Fábio também disse ter aprendido com colegas ao sentar na cadeira da presidência, conforme diz “sempre diferente da imaginada anteriormente”.
O agora ex-presidente da Câmara também foi elogiado por todos os vereadores que utilizaram a palavra na Sessão Solene. Os elogios foram principalmente pela obediência incondicional de Fábio ao regimento da Câmara, mas passaram também pela possibilidade que o vereador deu de participação aos colegas nas decisões da casa.
Jacques valorizou sua experiência
O novo presidente da Câmara, vereador Carlos Jacques (MDB) lembrou de sua experiência como vereador em Torres para de certa forma desvalorizar algumas reclamações de colegas nas quais diziam que sua eleição teria sido exitosa por conta de uma combinação prévia. “Sou atualmente o terceiro vereador com mais experiência aqui, entre os treze presentes, por isso tenho experiência acumulada para ter sido eleito só por mérito”, afirmou o novo presidente da Câmara de Torres.
No final o vereador e novo líder da Câmara lembrou que será presidente de, no mínimo, 43 sessões ordinárias e pediu para que a população e os líderes da sociedade organizada torrense compareçam à Casa Legislativa para participar das decisões e, principalmente, para sugerir demandas para a comunidade.
Recesso até fevereiro
A Câmara de Torres está em recesso das sessões ORDINÁRIAS durante o mês de janeiro de 2019. As sessões que votam projetos só voltam a partir do dia 3 de fevereiro. Mas todas as segundas feiras de janeiro terão sessões administrativas, onde os trâmites burocráticos da casa são compartilhados entre os vereadores, sem votação de matéria nem debates políticos.