Na sessão da Câmara de Vereadores de Torres, realizada na segunda-feira, dia 25 de novembro, o vereador Moisés Trisch (PT), em seu pronunciamento de tribuna abordou o impacto de mais um caso de abandono/maus tratos de cavalos ocorrido em moradia de Torres. Na ocasião, o vereador parabenizou o trabalho da Associação Torrense de Proteção Animal (ATPA), por mais uma vez ser agente ativa em prol dos animais que estavam em péssimo estado (um destes, infelizmente, acabou falecendo em decorrência de sua fragilidade).
Após contato de uma cidadã torrense com a ATPA, este denunciou a presença de dois equinos (cavalos ou éguas) em situação de abandono/maus tratos na cidade. A Associação (que completa 30 anos de atuação neste novembro) primeiramente orientou esta a agir. “Primeiramente ela teve uma negativa da Patram (Patrulha Ambiental, órgão da BM do RS). A ATPA então entrou em contato com o Ministério Público, que (por sua vez) determinou que houvesse o atendimento”, relatou Moisés.
O vereador disse que agradece a Patram e a Secretaria do Meio Ambiente pelo serviço – afinal prestado aos animais em maus tratos. Mas lamentou o fato dos órgãos oficiais as vezes precisarem de determinação oficial para agir (como foi o caso do Ministério Público neste caso). E pediu que as entidades repensassem esta postura em situações futuras.
O Caso foi destaque na semana passada em Torres, divulgado na imprensa da região e nas redes sociais.