O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última quarta-feira, dia 28, os resultados do Censo 2022. A população da cidade de Arroio do Sal (RS) chegou a 11.057 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 42,86% em comparação com o Censo de 2010. Este aumento representa a quarta maior variação do estado gaúcho. O IBGE ainda aponta que o salário médio mensal é de 2,1 salários mínimos em Arroio do Sal. O PIB per capita era de cerca de R$ 25 mil em 2020, sendo o 388º maior do estado.
Além do significativo crescimento populacional, Arroio do Sal ganha destaque na lista dos 10 municípios de com aumento percentual de domicílios de uso ocasional do Brasil. A cidade é a primeiro da lista, com 72,1% das residências do tipo. O prefeito, Affonso Flavio Angst (Bolão), se mostra feliz com a notícia. “Arroio do Sal é um povo acolhedor e estar no topo da lista como a segunda casa dos gaúchos, mostra o quanto somos queridos”, enfatiza. Flávio ainda destaca que a Administração está em constante busca para melhorias e procura sempre ofertar o melhor ao morador e o veranista.
De acordo com os dados do IBGE, abaixo de Arroio do Sal, há outros municípios do Litoral Norte Gaúcho que são destaque como municípios com mais residências de uso ocasional: Xangri-lá, Cidreira, Palmares do Sul, Balneário Pinhal e Imbé. Confira o gráfico:
Aqui no Rio Grande do Sul, é comum que os gaúchos tenham “segundas residências” no litoral. E, em Arroio do Sal esse número é bastante significativo, percebendo que a população chega a, aproximadamente, 100 mil na alta temporada.
Em conversa com Naira e Milton da Silva, eles contaram para a reportagem que são natural de Venâncio Aires (interior do RS) e há nove anos tem a segunda casa em Arroio do Sal. Hoje, se equilibram entre idas e vindas durante o ano. “São 283 km que separam os municípios”, observa Milton.
Embora não veraneassem aqui antes da compra do imóvel, eles viram potencial na cidade. “Antes, em função da correria, íamos para a praia mais próxima que era Cidreira mas quando decidimos investir, resolvemos desbravar o litoral ‘mais para cima’“, conta Milton. O assunto Porto em Arroio do Sal ainda nem era frequente, o que encantou o casal foi outro: “uma cidade tranquila, com praias limpas, bom comércio e em crescimento.”
Hoje, além de Milton e Naira, a família tem Arroio do Sal como ponto de referência para as férias, comércio e, claro, descanso em equilíbrio com a diversão. “Sempre quando pudemos, reunimos os cinco netos e trazemos para nossa casa na praia! Adoramos curtir uns dias com eles, ainda mais com sol e na beira do mar”, conta Naira.