Centro de Referência em Assistência Social de Arroio do Sal recebeu prédio novo em sede própria

Novo CRAS Adão Cardoso de Vargas foi construído pelo governo Bolão, que conseguiu retomar obra paralisada por falta de prestação de contas

Prefeito Bolão (e), e Secretário da Ação Social Maneca, na inauguração da sede nova e própria do CRAS
6 de julho de 2019

A comunidade da cidade de Arroio do Sal agora conta com uma nova e confortável sede do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). O atendimento assistencial era feito até então em prédio alugado, mas a partir da quarta–feira, dia 3 de julho, os serviços oferecidos na cidade para as famílias em vulnerabilidade social estão terão uma ampla sede própria, com salas individuais para os atendimentos, garantindo a segurança do beneficiário.

O CRAS Adão Cardoso de Vargas, localizado na Rua Ademar Valim Dias, ao lado da Secretaria da Ação Social, foi inaugurado em um evento bastante humanizado e com discursos e atos ligados justamente ao trabalho de assistência.  É que, além dos naturais discursos das autoridades presentes, o evento foi abrilhantado com as apresentações da Oficina Reciclasom (conduzida pelo músico Jonas Oliveira), do Serviço de Convivência, e do Coral Vozes Iluminadas – ambos projetos ligados da cidade que apoiam a introdução na música de jovens e de pessoas da terceira idade.

 

Retomada de recursos e economia de aluguel

Em seu discurso, o Secretário de Assistência e Inclusão Social da prefeitura, popularmente chamado de “Maneca” se referiu à família do saudoso Adão Vargas.  O novo CRAS leva seu nome em homenagem ao grande cidadão de Arroio do Sal, que representou o município no passado, bem como aos familiares deixados pelo líder social.

Já o prefeito Affonso Flávio Angst (Bolão), em sua fala durante a cerimônia de inauguração, lembrou a luta de sua administração para conseguir retomar o acesso aos recursos federais da obra – que havia sido iniciada noutra administração e interrompida por falta de prestação de contas conforme os ritos. Bolão comemorou a vitória nesta luta (com apoios de colegas e políticos do MDB – como o deputado Alceu Moreira) e comemorou também o fato de a prefeitura, além de ter um novo e moderno prédio para a instalação do Cras, passar a deixar de pagar em torno de R$ 2 mil mensais de aluguel, o que para ele á mais um passo para a adequação dos custos fixos da municipalidade.

Participaram da cerimônia, além de autoridades públicas e privadas de Arroio do Sal, o representante do Gabinete dos deputados federais do MDB Giovane Feltz e Alceu Moreira, além de representação do deputado Estadual também do MDB Gabriel Souza.

 

Atendimento aos vulneráveis e atividades socializadoras

Além de ser a porta de entrada da Assistência Social, o CRAS é responsável por executar os serviços, programas e projetos sociais desenvolvidos pelo Governo Federal, Estadual e Municipal. O trabalho tem como objetivo atender pessoas em situações de vulnerabilidade e risco social, através de repasses de recursos das políticas públicas federais estaduais e municipais, além de buscar prevenir estas mesmas situações de vulnerabilidade através de projetos que incentivem o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

O cadastramento e controle dos cidadãos inscritos no Bolsa Família, por exemplo, é uma das tarefas dos Centros de Referências de Assistência Social, cadastro este que serve de base de dados para outras políticas públicas tanto municipais como Estaduais.

A nova sede do Cras de Arroio do Sal está localizada próximo ao Posto de Pronto Atendimento 24H de Saúde da cidade e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13:30h às 17:30h


Publicado em: Infraestrutura






Veja Também





Links Patrocinados