Colocada na Casa da Terra em iniciativa cidadã, “Geladeira de Livros” deverá ter mais pontos em Torres

O projeto utiliza conceitos de sustentabilidade cultural e reciclagem de materiais

Projeto da Gelateca - geladeira usada como biblioteca - quer criar cultura de compartilhamento e leitura ao mesmo tempo
19 de novembro de 2019

 

Um grupo de pessoas (que de veranistas de Torres passaram a serem moradores) está inaugurando um projeto que pode se tornar moda na cidade. Uma “Gelateca” – Geladeira vazia transformada em biblioteca – foi instalada nas dependências da Casa da Terra (Rua José Picoral, 171) e os idealizadores anunciam outros locais, alguns deles até coletivos (em algumas calçadas de ruas, inclusive), dependendo só de aprovações legais.

São livros recebidos por doação que são colocados dentro da Gelateca à disposição para uso de qualquer um.  O objetivo do projeto é se servir – ler – cuidar e devolver após a leitura, gerando um ciclo virtuoso e de formação de cultura de compartilhamento de material de leitura.

Já existe outra Gelateca do tipo instalada no MÖVA – Espaço Integrado, localizado na Avenida Silva Jardim 1313, e que brevemente será inaugurado oficialmente. E espaços alternativos de “Gelatecas Comunitárias” estão sendo planejados até para paradas de ônibus e outros espaços públicos de Torres, bastando somente conseguir as autorizações das autoridades.

Reciclagem/Sustentabilidade

O projeto utiliza conceitos de sustentabilidade cultural e reciclagem de materiais, já que geladeiras ao invés de serem descartadas no lixo são utilizadas como estantes ( com porta e tudo).  E o compartilhamento (com volta para de onde saiu) incentiva a cultura de sustentabilidade e racionalização de uso das coisas, uma necessidade no mundo atual.


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados