A IMPORTÂNCIA DA PRAÇA NO COMPOSTO DE MARKETING

"Marketing é uma via de duas mãos entre o mercado e as organizações, em que estas buscam no mercado informações sobre seus desejos e necessidades, recebendo como retorno, nesta primeira fase, as informações" - (por Micael Scheffer)

15 de junho de 2019
Por Micael Scheffer (acadêmico do curso de Administração Ulbra Torres)

No Brasil, o conceito de marketing encontra-se, ainda hoje, bastante desfocado. Muitos o associam com a venda de produtos de qualquer modo, mesmo que as pessoas não os desejem. Outros acreditam tratar-se de uma maneira de fazer com que as pessoas comprem o que não precisam, com um dinheiro que não tem.

Raimar Richers, uma das maiores autoridades em marketing no Brasil, define sua função como sendo simplesmente a intenção de entender e atender o mercado. Pensando desta forma, todas as atividades relacionadas com a busca da satisfação de clientes, sejam eles internos ou externos, tem uma relação direta com os responsáveis pelo marketing.

O marketing representa muito mais do que ferramentas de promoção e vendas; trata-se de uma filosofia dentro das organizações, filosofia esta que tem no cliente a principal razão da existência da organização.

De uma forma geral e simplista pode-se afirmar que marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos e serviços. Marketing é uma via de duas mãos entre o mercado e as organizações, em que estas buscam no mercado informações sobre seus desejos e necessidades, recebendo como retorno, nesta primeira fase, as informações.

Desde a metade dos anos 1960, o paradigma da gestão do composto de marketing baseado nos 4Ps, tem sido o modelo tradicionalmente utilizado pela maioria dos educadores e profissionais de marketing. Os 4Ps representam a visão que a empresa vendedora tem das ferramentas de marketing disponíveis para influenciar compradores. Os 4Ps do marketing são: preço, praça, produto e promoção.

Quanto à Praça diz respeito aos canais de distribuição (localizações), distribuição física (estoque), transporte, armazenagem dentre outros. Esta variável engloba as decisões relativas aos canais de distribuição, com definição dos intermediários pelos quais o produto passa até chegar ao consumidor, e à distribuição física do produto, com a solução de problemas de armazenamento, reposição e transporte dos locais de produção até os pontos-de-venda. Nesse sentido, é necessário que o produto esteja disponível nos locais onde o seu público alvo normalmente frequenta, ou pretende encontrá-lo. É importante se ater aos conceitos de distribuição: atacado, varejo, transporte e armazenamento.

Através do sistema de distribuição o marketing proporciona utilidade, lugar e tempo. Desta forma, o fabricante elege os meios de distribuição da maneira que possam vender produtos em determinados locais. Em suma, a distribuição é a área de atuação de venda da organização. Os vários modelos de distribuição compõem a forma de distribuir o produto.

O autor Peter Drucker acredita que é possível utilizar vários canais de distribuição, o mesmo conceitua  canal de distribuição “ uma rede organizada de órgãos e instituições que executam todas as funções necessárias para ligar os produtores aos usuários finais, a fim de realizar a tarefa do marketing”. Para o autor Arlindo Carvalho Rocha os motivos para que um fabricante deseje envolver-se com a distribuição de seus produtos podem ser muitos, entre eles destacam-se: redução da dependência estratégica em relação ao varejo; melhor planejamento em longo prazo; contato direto com o consumidor; redução da concorrência no âmbito do canal ponto de venda; exposição dos produtos de forma mais adequada.

Em relação à localização, é preciso que o ambiente seja coerente com o perfil do consumidor que frequenta a região, ou seja, é preciso considerar questões como a renda familiar, a idade, dentre outros aspectos.

É preciso que a empresa esteja constantemente atenta às mudanças no entorno que podem influenciar as decisões da clientela, seja ela uma crise econômica, a entrada de novos competidores ou mesmo uma mudança de paradigma nas decisões de compra.

Com certeza, a empresa que não se dedica a estudar essas variáveis terá que contar com a sorte para poder atender ao dinamismo do mercado e estará fadada a somar muito mais fracassos do que vitórias. E é preciso sempre ter em mente que o planejamento é um processo fundamental, juntando-se  aos 4 Ps do marketing.

 

 

 




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