AS TORRES DE TORRES

Alguns conhecem um pouco mais sobre as Torres porque foram atrás da história por traz dos morros. Certamente isso só tenha sido possível graças a pessoas como o professor Ruy Ruben Ruschel, historiador que colocou à disposição dos torrenses um arsenal de documentos e livros sobre a história de Torres e região.

22 de outubro de 2023

Nós, os mais antigos, conhecemos bem os morros (as torres) que deram nome à cidade. Basicamente, o Morro do Farol, o Morro das Furnas e o Morro da Guarita. Normalmente as torres são confundidas e até têm seus nomes trocados. A guarita, aquela torre pequena nas areias da praia de mesmo nome não é uma das três torres que deram o nome à cidade, as três Torres são: a Torre Norte (Morro do Farol), Torre do Meio (Morro das Furnas) e a Torre Sul (aquela que faz fronteira com a praia da Itapeva).

Alguns conhecem um pouco mais sobre as Torres porque foram atrás da história por traz dos morros. Certamente isso só tenha sido possível graças a pessoas como o professor Ruy Ruben Ruschel, historiador que colocou à disposição dos torrenses um arsenal de documentos e livros sobre a história de Torres e região.

Um dos primeiros documentos resultantes destas pesquisas foi a Monografia de Ruschel publicada pelo governo do estado do RS no ano de 1961. Neste livreto, impresso para o encontro de técnicos e autoridades para o estudo do desenvolvimento da região nordeste do Rio Grande do Sul, aparece o estudo detalhado sobre a formação dos rochedos que fazem parte da paisagem torrense.

Diferentemente do conhecimento popular, as três Torres não estão sozinhas na paisagem rochosa da cidade. Ruschel destaca, neste livreto, outras formações rochosas que fazem companhia às Torres.

“A tradição local refere-se sempre a Três Torres, usadas mesmo como simbolização do município em suas estampilhas: do Norte, do Meio e do Sul. Entretanto, uma visão mais minudente nos faz distinguir outros conjuntos rochosos que pertencem ao mesmo grupo geológico.”

Ruschel, em sua monografia, além de descrever as três Torres, elenca as outras formações rochosas existentes conforme a ilustração a seguir:

“A Torre do Norte abarca, além da Torre propriamente dita, mas a adjacente Plataforma rochosa sobre que está a parte antiga do balneário, e a Lage da Praia da Cal, afloramento melafírico ao sopé da Torre. A Torre chama-se também Torre do Farol. A Torre do Meio é também conhecida por Torre das Furnas. E a Torre do Sul, por Torre de Fora. A elas se associa uma agulha lapídia de nome Guarita, situada entre ambas. Mais ao Sul, no meio de uma planície arenosa, cercada de dunas móveis, há uma calota rochosa:  os Morros de Pedras do Cortume. O grupo das Torres fecha-se pelo Sul pela Itapeva, outra lombada basáltica, e pelo Leste por uma linha de recifes a 2 km, da praia, a Ilha dos Lobos.”

O documento é muito completo e entra em minúcias da formação de cada uma das Torres e das outras formações, vale a pena ler o original.

Fonte: Monografia sobre os pilares tectônicos do litoral nordeste do RS e suas relações às variações eustáticas do nível do mar. Ruy Ruben Ruschel.




Veja Também





Links Patrocinados