Quem paga o salário dos vereadores e dos servidores das Câmaras Municipais de Vereadores é o povo. Mas parece que os políticos que gerenciam as casas legislativas não se importam com isto. Explico. Não há compromisso com a informação. O site da Câmara de Torres, por exemplo, estava com as informações da capa datadas do início de novembro. E ao mesmo tempo houve uma Sessão Solene na casa que aconteceu na última segunda-feira, dia 11/12, que sequer foi avisado no site ou no Facebook. No Facebook a página desta mesma Câmara só disponibiliza o link para sessões ao vivo. Não há fotos, matérias ou informações relevantes… Como se quer mostrar algo deste jeito?
Na página do Facebook da Câmara de Arroio do Sal, a última postagem foi de junho deste ano. E na mesma quinta-feira, quando tentei acessar, a página da Câmara sequer abriu. Na Câmara de Três Cachoeiras não existe sequer página na internet. E no Facebook tem somente uma postagem de 21 de novembro onde uma rádio que cobriu uma sessão solene “marcou” a Câmara e consequentemente disponibilizou as fotos tiradas na sessão, sem explicar o que, quem e onde foi…
Esta é uma atitude padrão das casas legislativas da região. Além de não terem jornalistas fazendo relises sobre assuntos de interesse público, não se preocupam sequer em manter atualizadas as páginas na web. Portanto, a Câmara de Torres ainda é a “melhorzinha”.
Mas é triste ver uma sessão solene ser realizada e a casa sequer ter anunciado a mesma. A casa não ter nem um fotógrafo publicando as imagens dos homenageados… Pior é ver publicações antigas e sem fundamento nas capas dos sites.
O pessoal recebe muito dinheiro e deveria no mínimo respeitar os cidadãos de suas cidades com informações atualizadas das atividades das Câmaras. De preferencia em jornais, mas pelo menos no site.
Olho no lance.
A CÂMARA DEVOLVER DINHEIRO PARA A PREFEITURA PODE SER UMA ECONOMIA BURRA
Desde “sempre” parece que existe uma competição entre os presidentes de Câmara para “devolver” dinheiro para a prefeitura. Sempre os “cacarejos” são grandes dos ex-presidentes, dizendo que devolveram Meio Milhão de Reais; um milhão e etc… Outros ainda querem direcionar a verba devolvida, como se pudessem. Dizem que o valor será canalizado para tal obra, tal demanda, tal carência… O que raramente acontece porque os valores entram no caixa único e a lei exige que as prioridades do orçamento sejam cumpridas conforme as “faltas” em determinadas contas.
Particularmente, não acho que seja mérito de um presidente da Câmara devolver dinheiro. Pode até ser considerado demérito. Não dá para a casa manter sua estrutura sem ter uma estratégia de comunicação competente, com jornalismo, site, Facebook, e distribuição de matérias para a imprensa. Não dá para o telefone da Câmara não ser atendido porque a linha está estragada, ou não tem gente para atender. Não dá para a transparência da Câmara ser problemática e que o acesso aos projetos de lei e outras informações pelo site estejam sistematicamente “fora do ar”. Não dá para a Câmara não disponibilizar sequer fotos de sessões plenárias, de sessões Solenes, de visitas de autoridades à casa. Enfim. Tem MUITA coisa a ser feita para que melhore a imagem dos vereadores perante a sociedade. Se não for feito isto, todos os políticos continuarão sendo etiquetados como incompetentes, como parasitas, o que não o são em muitos casos.
Portanto, não acho positivo devolver dinheiro para a prefeitura. Acho bom economizar em diárias, cursos, alimentação e etc. Com a era do computador e das comunicações, não há mais necessidade de tanta viajem dos vereadores. Mas economizar em temas vitais de uma casa democrática se trata de economia burra. Em minha opinião… Tomara que o próximo presidente da Câmara, Fábio da Rosa, tenha a coragem de mudar.
CIDADÃO CONTRA DELITOS DE PROPRIOS VIZINHOS
Na segunda-feira passada, o ex-prefeito de Gramado por várias vezes Pedro Bertolucci palestrou aqui em Torres, na Ulbra, sobre receitas de sucesso para cidades turísticas (como a Gramado dele e como a nossa Torres). A questão da necessidade de haver uma LIDERANÇA forte no processo de gestão foi o item que ficou mais evidente. O palestrante de sucesso em todo o Brasil frisou que é necessária, sim, uma boa equipe; que é necessário o Planejamento; que é necessária a firmeza nas ações; que é necessário incluir o empresariado nos compromissos com os eventos na cidade e etc. Mas fica claro que o sucesso destas ações que parecem básicas para uma boa administração só dá certo de houver LIDERANÇA. Liderança do prefeito para com sua equipe e liderança dos secretários com as suas equipes e com a comunidade civil organizada, a grande atora do processo.
Mas o que me chamou a atenção na palestra, entre várias “dicas” que deveriam ser copiadas por aqui, acabou sendo a dica de colocar a comunidade junto no cuidado com a cidade. Bertolucci lembrou que, para isto, o cidadão local tem de ter uma alta autoestima. E que, para tanto, ele deve ser chamado para AJUDAR nos processos de implantação e planejamentos de ações coletivas que em envolvam suas categorias ou bairros.
“Vi pessoas locais de Gramado chamar a atenção de turistas para que não mexesse nos enfeites de Rua do Natal Luz”, disse Pedro Bertolucci. “Não é correto achar que o povo alemão da serra que é o motivo de nosso sucesso em relação ao litoral. Para tirar um sorriso de um alemão, só com uma nota de R$ 100 na sua frente”, brincou o ex-prefeito.
A implantação de equipes de ouvidoria com autonomia e a liberação de seu telefone próprio para que cidadãos denunciassem depredações na cidade foram alguns exemplos dados pelo palestrante para ilustrar como conseguiu colocar os 34 mil habitantes de Gramado cuidando da área coletiva local como se fossem áreas se suas casas…
Há e orçamento de lá já é o dobro do de Torres, quando tem a esma população e também vive do Turismo… Vamos copiar?
DINHEIRO DO ESTADO DO RS PARA HOSPITAL NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES
Representando o Deputado Alceu Moreira, o ex-vereador e ex candidato a prefeito em Torres Alessandro Bauer Pereira participou da assinatura, no gabinete do secretário estadual de Saúde do RS, do novo termo aditivo do Hospital de Torres que resolve de uma vez por todas o problema da Traumatologia da entidade de saúde local.
O serviço segue normalmente! Vale ressaltar o empenho da bancada do PMDB na Câmara de Torres neste processo, como a dos vereadores Gimi, Tubarão e Marcos.
Na imagem se vê a Secretária de Saúde de Torres (que é PP) ao lado do ex-vereador torrense, numa parceria em nome da melhoria da qualidade da Saúde do município. Parabéns