Conheça o ‘Maio Amarelo Animal’

O Movimento Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. E é muito importante alertar também a população sobre a segurança dos animais para evitar atropelamentos nas vias públicas

7 de maio de 2021

O Movimento Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Durante a campanha Maio Amarelo, é muito importante alertar também a população sobre a segurança dos animais para evitar atropelamentos nas vias públicas, pois infelizmente todos os dias, os animais domésticos e silvestres também são vitimas da irresponsabilidade no trânsito.

É importante ressaltar que, em caso de atropelamento de animais, a omissão de socorro pode ser considerada crime ambiental. A lei considera maus tratos abandonar animal doente, ferido, extenuado ou mutilado, bem como deixar de ministrar-lhe tudo o que humanitariamente se lhe possa prover inclusive assistência veterinária.

Os acidentes mais comuns envolvendo animais no trânsito são atropelamentos, principalmente em avenidas movimentadas e nas estradas urbanas e rurais, ou pelo transporte inadequado dentro do veículo. Muitas vezes, os tutores deixam os animais soltos ou apenas os levam no colo, o que pode provocar acidentes.

Opções de acessórios para o transporte de pets não faltam. O que falta, muitas vezes, é o bom senso dos tutores: muitos levam os animais no colo de um passageiro, achando que desta forma estarão seguros, ou deixam seus cães soltos dentro do carro para que possam colocar o rosto para fora da janela. Os cachorros costumam apreciar o vento no rosto e os cheiros que captam durante o passeio, porém, se estiverem soltos, além de distrair o motorista, podem pular para fora do carro ao observar algo que os atraia, ação que provavelmente terá consequências graves ou óbito.

O risco, porém, não se restringe aos animais e nem tampouco a um acidente: basta uma freada brusca para um pet ser arremessado dentro do carro, se ferindo.

Algumas dicas importantes para cuidar do transporte do seu Pet:

 

Caixas de transporte

A opção mais segura para gatos, aves, roedores e pequenos mamíferos são as caixas de transporte. A primeira medida é verificar o tamanho ideal. A caixa deve possibilitar que o animal fique em pé e que possa rotacionar dentro da caixa. É fundamental que a caixa de transporte seja presa ao cinto de segurança, caso contrário, também pode ser arremessada em caso de acidentes ou freadas. Também não é recomendado levar a caixa de transporte no porta-malas. Mesmo que ela possa ser fixada, a má ventilação é perigosa e gera estresse para o animal. Quando não houver alternativa, deve-se colocar a caixa sem o tampão do porta-malas e refrescar a temperatura interna do veículo.

 

Cinto de segurança

O cinto de segurança é uma ótima opção para transportar cães, pois além de seguro, o cachorro pode visualizar o tutor e a paisagem externa, ficando mais calmo e sofrendo menos com temperaturas mais altas. É importante frisar que o cinto de segurança deve ser usado com um peitoral, pois este distribui os pontos de impacto. Se o cinto for usado com uma coleira ou enforcador pode gerar asfixia e lesões na coluna cervical durante um impacto.

 

Riscos e cuidados extras

Os animais não devem ser transportados na caçamba de pick ups. Além de não possuir o suporte adequado para o transporte, o animal seria facilmente arremessado em freadas bruscas, curvas ou acidentes. Além disso, ele pode ficar exposto ao frio ou sol, chuva, vento em excesso e poluição.

Em viagens ou passeios mais demorados é necessário realizar uma parada a cada duas horas para que o animal possa se movimentar, fazer as necessidades, beber água e se alimentar em pequenas quantidades. Para animais que sentem náuseas ou ficam muito estressados com viagens é possível administrar medicamentos que reduzam os sinais. No entanto, isso deve ser feito apenas com orientação de um veterinário.

Cuide do seu amigão, não o deixe solto para“dar uma voltinha” e não o leve para o passeio sem guia. Ele atravessa a rua com a inocência de uma criança!!!!

 

CONHEÇA O TRABALHO DA ATPA.

A ATPA (Associação Torrense de Proteção aos Animais) cuida de animais abandonados, encaminha para esterilização e adoção e alimenta animais em diversos pontos da cidade. Estes animais foram muitas vezes deixados por veranistas ou abandonados por moradores, entre eles muitos idosos e doentes. Nosso telefone de contato é (51) 98111-6834. Você pode nos ajudar de várias maneiras, seja com uma contribuição na conta da ATPA (Associação Torrense de Proteção Animal) Banrisul (041) Agência 0955, conta 06.032079.0-6, CNPJ: 00.940.020/0001-42  com doação de ração ou compra de nossos produtos como copos, calendários ou camisetas, para isso é só combinarmos a entrega.

ADOTE. Os animais que aguardam um lar amoroso em lar temporário da ATPA são lindos, saudáveis e só precisam de uma chance para retribuir com amor por toda a vida. Abra seu coração e venha conhecer nossos lindos e amorosos animais disponíveis para adoção ou ajude-nos a divulga-los. Visite nossas redes sociais, faça contato através de nosso telefone e combine uma visita, que pode ser feita com toda a segurança.

Fazemos parte da NFG: Cadastre o seu CPF na NFG e indique a ATPA como entidade a ser beneficiada. Fazemos parte da “Tampinha Legal”. Junte suas tampinhas e entre em contato conosco.

Adquira nosso calendário e ajude a ATPA a realizar esterilização a atendimentos veterinários aos animais que se encontram em estado de abandono em nossa cidade. Com apenas R$10,00 você ajuda a ATPA a ajudar nossos animais.

Acesse a Página da ATPA no facebook ou no Instagram. Precisamos de doação de ração.

 

 




Veja Também





Links Patrocinados