Dezembro Verde: mês de conscientização e combate ao abandono de animais

Estima-se que mais de 30 milhões de animais estejam vivendo abandonados nas ruas de todo o país (os dados foram revelados pela OMS em junho deste ano). Desse total, 10 milhões são gatos e 20 milhões cachorros.

8 de dezembro de 2023

Finalmente dezembro chegou! É um mês encantador, de comemorar e brindar o novo ano desejando muitas felicidades. Porém, dezembro se torna ainda mais especial por conta de uma campanha muito importante sobre a conscientização do não abandono animal, conhecida como “Dezembro Verde”.

Estima-se que mais de 30 milhões de animais estejam vivendo abandonados nas ruas de todo o país (os dados foram revelados pela OMS em junho deste ano). Desse total, 10 milhões são gatos e 20 milhões cachorros. Os traumas de um abandono deixam várias cicatrizes na vida de um pet e, muitas das vezes, é necessário pedir ajuda de um médico veterinário para conseguir reverter o quadro.

E agora no final do ano estes dados tendem a aumentar, pois é a maior época de registro de abandono animal. Muitas das vezes relacionados ao período de férias, no qual os tutores não têm com quem deixar os bichinhos e acabam os soltando nas ruas.

A campanha Dezembro Verde tem como foco conscientizar toda sociedade sobre o abandono e maus-tratos aos animais, bem como combater estas ações. Através de ações educativas, a população reflete sobre a importância do animal de estimação e da guarda responsável, que evita penalidades previstas nas leis da natureza. Além do objetivo principal da campanha, outros tópicos também são ressaltados, como as consequências do desamparo e questões de saúde e segurança públicas.

Alguns pontos devem ser levados em consideração quando se toma a atitude de ter um animal de estimação para que não ocorra o abandono. Entre estes pontos estão:

– É fundamental ter consciência de que o animal vai gerar custos com alimentação e serviços veterinários, por exemplo, e que vai viver, em média, 12 anos. Para isso, a família precisa de espaço e tempo para cuidar do novo morador.

– As pessoas podem adotar animais procurando os pets em abrigos públicos ou privados, ajudando àqueles que não têm um lar e dando uma nova chance aos bichinhos que foram abandonados.

– O bom tutor deve ter a consciência de que o pet não é uma pessoa, para não esperar, equivocadamente, que ele tenha atitude semelhante à dos seres humanos, pois ele é um animal que tem as suas peculiaridades e deve ser compreendido e respeitado como tal. Cabe ao tutor prover todas as necessidades básicas do animal, oferecendo-lhe os cuidados essenciais necessários para que ele possa desenvolver-se saudável e feliz.

Abandonar ou maltratar animais é crime previsto em lei federal. Vale lembrar que uma nova legislação, sancionada em setembro de 2020, aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime. Além disso, o rito processual passa à vara criminal, não mais ao juizado especial.

Cuide muito bem de quem está sempre ao seu lado, dê amor e carinho ao seu animal de estimação e diga não o abandono animal. Nós apoiamos esta campanha, e você?

 

Abra seu coração e venha conhecer OS lindos e amorosos animais disponíveis para adoção na ATPA, ou ajude-nos a ajudá-los. Visite nossas redes sociais, faça contato através de nosso telefone e visite nossa feirinha de adoções aos sábados.

Cuidamos de animais abandonados, muitos deixados por veranistas ou abandonados por moradores, entre eles muitos filhotes, velhotes ou femeas prenhas que aguardam um lar. Nosso telefone de contato é (51) 98111-6834. Você pode nos ajudar de várias maneiras, seja através do PIX chave 00940020000142 ou com uma contribuição na conta da ATPA, (Associação Torrense de Proteção Animal) Banrisul (041) Agência 0955, conta 06.032079.0-6, com doação de ração e sobretudo adotando um animal.

Conheça o trabalho da ATPA:

Instagram: @atpa.coracaoanimal

Facebook: https://www.facebook.com/atpa94/

Site: https://www.atpacoracaoanimal.org/




Veja Também





Links Patrocinados