Na semana passada, escrevi sobre as praias do desembarque na Normandia, focando em Arromanches-les-Bains, que foi fundamental na montagem do porto Mulberry, um suporte imprescindível para o êxito da operação na França durante a II Guerra Mundial. Nesta semana, apresento um pouco sobre as outras praias onde os Aliados desembarcaram.
Cada praia, aqui apresentada desempenhou um papel essencial no sucesso do Desembarque na Normandia e, embora não haja consenso sobre se o dia D tenha sido determinante para o curso da Segunda Guerra Mundial em favor dos Aliados, é inegável que essa data deu início a derrocada do nazifascismo na Europa.
Sword Beach
Sword Beach é a única praia onde tropas francesas desembarcaram. Localizada a leste das demais áreas de desembarque, recebeu 300 mil soldados britânicos em 6 de junho de 1944. Eles conseguiram neutralizar mais da metade dos tanques inimigos, mas as perdas humanas foram significativas.
Gold Beach
O desembarque em Gold Beach foi relativamente bem-sucedido. As tropas britânicas chegaram mais tarde do que nas outras praias, devido às condições da maré. Apesar das mais de 400 baixas entre os 25 mil soldados britânicos, o avanço pelo continente ocorreu com relativa facilidade.
Utah Beach
Situada mais a oeste, Utah Beach tinha como objetivo o controle do porto de Cherbourg. Em 6 de junho, as tropas de engenharia conseguiram remover muitos dos obstáculos na praia. Apesar da resistência alemã, a maioria dos homens que desembarcaram conseguiu avançar para o interior sem grandes problemas.
Omaha Beach
Com 8 quilômetros de extensão, Omaha Beach foi a mais desafiadora. As forças alemãs instalaram uma densa rede de defesas para dificultar o avanço aliado. A meteorologia e as correntes fortes também contribuíram para o alto número de baixas. Conhecida como “Bloody Omaha”, a praia testemunhou um desembarque particularmente sangrento, resultando em mil mortes e dois mil feridos ou desaparecidos entre os 34.250 homens que desembarcaram. Em 1956, foi criado o Cemitério Americano de Colleville, em uma área de 70 hectares concedida pela França aos Estados Unidos, onde estão sepultadas 9.387 vítimas.
Juno Beach
Juno Beach, fortemente fortificada, sofreu poucos danos com os bombardeios aéreos aliados. Contudo, a resistência alemã foi feroz, e as tropas canadenses e britânicas enfrentaram pesadas perdas. Os canadenses, em particular, perderam metade de suas forças na praia.