OPINIÃO – O grande vazio do nosso turismo

Depois de mais de uma década escrevendo esta coluna, me vi tendo que repetir várias delas porque vários erros nesta área estavam se repetindo, ano a ano, administração após administração em Torres

18 de dezembro de 2023

Ano vai, ano vem e cada vez que penso em escrever alguma coluna me lembro de quando fui convidado para escrever neste espaço. A ideia era escrever sobre turismo. Analisando o potencial de Torres para o Turismo (sua principal vocação e atividade econômica), achei que teria uma grande oportunidade de compartilhar meu conhecimento sobre a área com os leitores e com a própria administração da cidade. Ledo engano!

Depois de mais de uma década escrevendo esta coluna, me vi tendo que repetir várias delas porque vários erros nesta área estavam se repetindo, ano a ano, administração a administração. Não sou o dono da verdade, mas acredito que se deva aprender com os próprios erros, mas infelizmente a gestão do turismo da cidade, nem sequer sabe quando errou. Como aprender?

Infelizmente passaram por lá pessoas de diversas áreas, a maioria com pouco conhecimento (o que ocorre atualmente), e simplesmente ocuparam o cargo por indicação ou por conveniência partidária. Entraram e saíram sem deixar nada de bom para o crescimento do turismo na cidade.

Planejamento é uma palavra bastante falada, mas pouco executada (em toda a atual gestão). Mais uma gestão está saindo sem deixar uma projeção para os próximos anos do que se espera fazer e onde se quer chegar com turismo local. O turismo na cidade está reduzido a cumprir protocolos e planejar (sem antecedência) os dois únicos grandes eventos da cidade: O Festival de Balonismo e o Réveillon.

A gestão do Turismo na cidade não mudou, continua da mesma forma. Pouco dinheiro para projetos e eventos, bem como gestores despreparados e número reduzido de servidores. Esse é o nosso modelo há várias gestões, e acredito que continue por muito mais tempo, pois não existem projetos. Sem planos, sem futuro. Somente ações para o funcionamento precário de uma secretaria relegada às ordens do próprio executivo, apenas isso.

Por este motivo é que não escrevo mais sobre o assunto, não quero me tornar repetitivo e chato. Gostaria de escrever sobre como a gestão da cidade se interessa em preservar e manter os atrativos e os produtos turísticos existentes no município. Gostaria de escrever sobre os projetos de fomento de mais eventos, pequenos, médios e grandes, durante o ano inteiro. Gostaria de escrever sobre como deu certo a integração da Cultura e o Turismo na preservação dos bens históricos e sua integração na atividade turística. Gostaria de escrever sobre as prioridades de Torres e sua interação com o turismo. Gostaria de escrever sobre o Plano de Mobilidade Urbana (que ainda não apareceu) e sua influência na atividade turística da cidade. Enfim, gostaria de escrever sobre a execução dos projetos que dialoguem com a população local e com os turistas sem excluir nenhum deles.

Infelizmente eu volto a escrever sobre os projetos que sempre são concluídos durante a temporada de veraneio, atrapalhando o turismo.




Veja Também





Links Patrocinados