Posicionamento Digital: A nova corrida do ouro

A realidade é que não basta mais você adquirir uma plataforma de e-commerce, investir em um aplicativo de compras, fazer milhões de lives, postagens contínuas, templates incríveis e frases de impacto nas redes sociais! A coisa está cada vez mais complexa, dinâmica e customizada.

Imagem por: Pxhere
15 de julho de 2020
Por Darlan Cardoso de Freitas acadêmico do Curso de Administração ULBRA TORRES

Acredito que vocês saibam da famosa corrida que ocorreu entre 1848 e 1855, na Califórnia, quando foi encontrado ouro em Sutter´s Mill. A tal notícia à época espalhou-se, e cerca de 300 mil pessoas, oriundas de outras partes dos Estados Unidos e do Exterior, migraram para a região. No início, os garimpeiros achavam ouro no curso dos rios com técnicas bem simples, mas, à medida que o ouro foi “acabando”, tiveram que desenvolver técnicas sofisticadas de extração. Milhões, talvez bilhões de dólares foram extraídos da região, mas poucos ficaram ricos. A maioria dos garimpeiros voltava para casa da mesma forma que iniciaram a jornada.

 

Esta história lançou-me ao título deste artigo, e fazendo um paralelo com a história acima, o mesmo ocorre hoje quando falamos de posicionamento e comunicação digital. Onde poucos podem lucrar e a grande maioria vai perder muito do seu tempo e do seu dinheiro. Só que a corrida aqui é de uma aceleração agressiva nas macrotendências que estávamos vivendo a três meses atrás.

 

A realidade é que não basta mais você adquirir uma plataforma de e-commerce, investir em um aplicativo de compras, fazer milhões de lives, postagens contínuas, templates incríveis e frases de impacto nas redes sociais! A coisa está cada vez mais complexa, dinâmica e customizada. Existe inclusive um termo em inglês bastante fomentado que é: FOMO (fear of missing out), que em tradução livre diz: medo de perder! Simples assim, e acredita-se que dois terços da população no mundo sente isso, preocupando especialistas em psicologia organizacional.

 

Pensem no mercado! Agora imagine você não saber se posicionar digitalmente ou mesmo dialogar através de telas: catastrófico, você logo pensará! Com esta pandemia, notamos que é evidente e iminente o domínio de relações digitais para sobrevivência das empresas. Dado este que você pode perceber inclusive, por ler este artigo, agora mesmo, através de um meio digital. Mas não é exatamente este o raciocínio que eu recomendo que vocês façam, mas aquele que pode levar vocês até milhões de espertalhões que irão se aproveitar dessa sua “fragilidade” e vender para vocês uma autoridade que ele não tem.

 

Sim caros leitores, a Era Digital é a nova corrida do ouro, a nova Serra Pelada invadida na década de 80 aqui no Brasil e que levou milhões à ruína por acreditarem em pessoas que se intitulavam entendidas na extração e na busca pelo ouro. Ledo engano! Levou mais pessoas a pobreza, a miséria e a dependência, que a algum lugar de destaque. E o mesmo pode ocorrer com a ausência de um profissional atento, capacitado e com as habilidades necessárias atuando pela sua empresa e sua marca no mercado de comunicação digital.

 

Para que você inicie um processo de entrada no mercado digital é importante que você se pergunte por qual razão você e/ou sua empresa devem entrar neste cenário? Se for argumentar que é onde todo mundo está hoje em dia, já antecipo que você pode estar bem equivocado. A pergunta que precisa ser respondida é: como a jornada de compra do seu cliente está sendo alterada pelo meio digital, e como isso lhe impacta a curto, médio e longo prazo?

 

Outro engano é você entender que estar no e-commerce você venderá como nunca. Não! Se não houver o entendimento que a tecnologia é o meio e não o fim para chegar ao seu cliente você tem grande chance de cometer outro equívoco. O que vai importar realmente é o valor que o cliente terá percebido no seu movimento, a humanização na relação de entrega, e quanto ele pagará a mais, por utilizar de uma ferramenta tecnológica que chegará em você.

 

Tão importante quanto tudo que você leu até aqui é a realidade: uma vez dentro do digital, difícil você sair de lá! Não é só fazer uma ação isolada, meia dúzia de templates lindos, fotos de alta resolução, utilizar de algum influencer e pronto. A comparação que você vai começar a enfrentar é com outro universo, bem mais profundo e bem mais estruturado. Estou falando que sua oferta vai passar pela mente do seu consumidor, e ali fará paralelos com várias experiências. Ou seja, não importa o ramo de atividade da sua empresa, a comparação vai ser de experiência e fricção com outras empresas e marcas diferentes, e por conta disso, não bastará você ser o melhor no seu segmento.

 

E aquilo que considero o mais importante neste cenário digital é sobre a cultura e sobre as pessoas que você vai precisar atingir. Elas que farão a transformação digital ocorrer. Eis a pergunta chave: Você tem na sua empresa as pessoas certas para isso? Não falo de geração, mas de habilidades e competências. Lançar um produto ou serviço é PDCA – plan, do, check, act – contínuo e com a voz ativa do cliente. Você tem pessoal para operar neste universo? Então, antes de sair por aí na busca pelo ouro, é importante escolher bem quem vai te ajudar a conduzir essa empreitada.

 

E voltando no tempo, é recomendável não se aventurar nesta nova corrida do ouro sem ter muito claro estes poucos pontos que escrevi acima, não se deixe mover com alguma conversa ou solução simplista. Você pode sair com danos irreparáveis na saúde de sua empresa, e o que é ainda pior: sem nenhum cliente ou pepita de ouro.

 

Instagram: @darlanfreitax




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