QUEM É ESTE CIDADÃO? Nomes de ruas em Torres (parte 2)

Continuando a ideia de conhecer um pouco mais sobre as pessoas que emprestam seus nomes às ruas da nossa cidade - desta vez mesclo nomes de cidadãos torrenses e figuras ilustres do estado e do Brasil.

Elcio Lima em inauguração da primeira hidráulica torrense
9 de abril de 2024

Continuando a ideia de conhecer um pouco mais sobre as pessoas que emprestam seus nomes às ruas da nossa cidade – desta vez mesclo nomes de cidadãos torrenses e figuras ilustres do estado e do Brasil.

 

Rua Élcio Lima
Élcio Lima nasceu em Bento Gonçalves (07/04/1907), veio para Torres a convite de José Picoral para trabalhar na manutenção das máquinas no Hotel Picoral. Mais tarde, com o fechamento do hotel, ele foi trabalhar como eletricista da usina da prefeitura de Torres. Instalou os primeiros postes com energia elétrica da cidade. Foi funcionário da prefeitura e dirigiu trabalhos como a construção da primeira hidráulica da cidade localizada na praia da Cal. Nas horas vagas consertava rádios e instalou a primeira antena na cidade com mais de 40 m de altura. Morreu jovem, aos 57 anos.

Rua Coronel Pacheco
O torrense João Pacheco de Freitas, mas era mais conhecido por Coronel Pacheco. Nasceu em 26 de dezembro de 1872, seu pai Theodoro Pacheco de Freitas, era um professor muito conhecido na cidade. Escrivão titular do Cartório de Órfãos e Ausentes, teve 16 filhos. O título de Coronel surgiu quando em 1901 foi nomeado Coronel Comandante da 27ª Brigada de Infantaria da Guarda Nacional. Seu primeiro mandato foi em 1901 a 1905, e em seguida foram mais três: 1905 à 1909; 1909 à 1913; 1921 à 1925. Também governou a cidade depois da renúncia do Intendente Manoel José de Matos Pereira, durante os anos de 1918 até 1921. Ao fim do último mandato, em 1926, ocorreu fato notório e incomum atualmente: apresentou as contas e passou mais de 7 mil réis em caixa sem nenhum débito a ser pago pelo município. O Cel. Pacheco transferiu residência para Porto Alegre aonde veio a falecer em 30 de dezembro de 1952.

Rua Kalil Sehbe
Kalil Sehbe (10/6/1887-04/12/1973), libanez que veio para o Brasil em 1904, e em 1927 na cidade de Caxias do Sul investiu numa promissora indústria de confecção. Também empreendeu em hotelaria criando a rede de Alfred Hotéis que possuía um destes hotéis na cidade de Torres, onde costumava veranear.

 

Rua Bento Gonçalves


Bento Gonçalves da Silva foi um militar brasileiro, um dos líderes da Revolução Farroupilha, que buscava a independência da província do Rio Grande do Sul do Império do Brasil. Ele foi o primeiro presidente da República Rio-Grandense e uma das figuras mais importantes da história do Rio Grande do Sul.

Rua Ludgero Vidal Ramos
Torrense, filho do famoso maestro Antônio João Ramos, dono da primeira banda de Torres, Ludgero fazia parte do conjunto onde tocava o instrumento clarineta juntamente com seu pai e irmãos. Ele foi o segundo regente da banda que durou até 1936, quando seu pai faleceu. Fundou a “Corporação Musical Carlos Gomes” de Morro Azul na década de 1940.

Rua Pinheiro Machado
José Gomes Pinheiro Machado (Cruz Alta, 8 de maio de 1851 — Rio de Janeiro, 8 de setembro de 1915) foi um político brasileiro, tendo sido um dos mais influentes da República Velha (1889-1930). Era conhecido como “o condestável da República” e símbolo da “política dos governadores”.

Rua Osvaldo Aranha
Oswaldo Aranha foi um político e diplomata brasileiro que teve participação em importantes momentos da história brasileira. Chegou a presidir uma Assembleia da ONU. Nasceu em uma importante família do Rio Grande do Sul, formou-se em Direito, e se envolveu com a política de seu estado na sua juventude apoiando o político Borges de Medeiros.

Rua Júlio de Castilhos


Júlio Prates de Castilhos (29/07/1860) foi um jornalista e político brasileiro, considerado o “patriarca do Rio Grande do Sul” pelos seus conterrâneos. Foi presidente do Rio Grande do Sul por duas vezes e principal autor da Constituição Estadual de 1891. Disseminou o ideário positivista no Brasil.

 

Travessa Oscar Raupp
Oscar foi o primeiro comerciante com loja de departamentos em Torres, aquela loja onde se encontra de tudo, mas bem dividida. Ele nasceu na Colônia São Pedro (04/11/1904), era o mais velho de oito irmãos. Depois de trabalhar em Porto Alegre, voltou para Torres e empreendeu sua loja de departamentos. Foi vereador de 1947 a 1951. Foi proprietário do Farol Hotel, empresa que vendeu para Alfiero Zanardi e Jaime Pozzi em 1938.

Rua Borges de Medeiros
Antônio Augusto Borges de Medeiros foi um advogado e político brasileiro, tendo sido presidente do estado do Rio Grande do Sul por 25 anos, durante a República Velha e marcado pela defesa de valores positivistas.

Rua General Osório
Manuel Luís Osório, Marquês do Herval, foi um marechal, político e monarquista brasileiro. De praça do Exército Imperial aos quinze anos de idade, galgou todos os postos da hierarquia militar de sua época, mercê dos atributos de soldado que o consagram como “O Legendário”.

 

Fontes: *Moradores da Rua Júlio de Castilhos, Maria Helena Lima da Silva. *Remembranças de Torres, Guido Muri. *Torres Origens, Ruy Ruschel.

 




Veja Também





Links Patrocinados