Quem é este cidadão? Ruas e lugares de Torres (parte final)

Encerro, esta semana, o breve apanhado sobre os personagens que emprestam seus nomes, famosos ou não, para as ruas da cidade de Torres. Desta vez inclui praças, travessas e outras denominações de logradouros.

Antônio da Silva Jardim
21 de abril de 2024

Avenida Silva Jardim

Antônio da Silva Jardim (1860-1891) foi um ativista político brasileiro. Formado em Direito, defendeu principalmente as causas dos escravos, um símbolo da luta pelo fim da escravidão e da monarquia . Foi o mais atuante propagandista da República.

 

Travessa Balbino de Freitas

Balbino de Freitas era o maior comerciante de secos e molhados da vila de Torres. Na sua casa, ao lado da antiga Prefeitura (Intendência), estava instalado o seu armazém e nele era vendido todo o tipo de mercadorias que se possa imaginar que existia naquela época (1900). Além disso, ele fabricava os refrigerantes que lá vendia, assim como um molho, o “Molho Brasil”, conhecido e apreciado em todo o território nacional. Outra faceta de Balbino de Freitas era a de curioso colecionador, dizem que gostava de escavar os diversos Sambaquis da região em busca de artefatos arqueológicos. E como existiam vários e imensos Sambaquis, sua coleção cresceu a ponto de chamar a atenção de colecionadores e de museus no Rio Grande do Sul, na Argentina e no Rio de Janeiro.

 

Rua José Guilherme Raupp

Foi eleito intendente em 06/02/1925, e renunciou ao mandato em 1928, porque seu cunhado, José Krás Borges, foi indicado como candidato. Seu vice era Luiz Gonzaga Capaverde.

 

Praça João Neves da Fontoura

João Neves da Fontoura, advogado e político, nasceu em Cachoeira, RS, (16/11/1887), Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Porto Alegre, foi Promotor Público de Porto Alegre durante um ano; prefeito de Cachoeira, de 1925 a 1928; deputado estadual, de 1921 a 1928, e vice-presidente do Estado do Rio Grande do Sul, eleito em 1927. Deputado federal pelo mesmo Estado, de 1928 a 1930 e de 1935 a 1937. Foi Embaixador do Brasil em Lisboa de 1943 a 1945. Ministro de Estado das Relações Exteriores, no ano de 1946.

 

 

Praça Pinheiro Machado

O Condestável da República. Este era o título que se dava ao senador José Gomes Pinheiro Machado (PRRG/RS), que foi o político mais influente no período inicial da República, tido por aliados e adversários como o “fazedor de presidente”, assim chamado pela força de suas articulações que, invariavelmente, levavam à escolha do novo ocupante do Palácio do Catete. No Século XX nenhum parlamentar teve tamanha influência, nem mesmo Getúlio Vargas, seu sucessor no quadro de políticos gaúchos. Em 8 de setembro de 1915, ele foi assassinado.

 

Travessa Oscar Raupp

Oscar Raupp foi o primeiro comerciante a proporcionar à cidade de Torres o que atualmente se denomina loja de departamentos, uma loja onde se encontra de tudo: roupas, artigos para cama, mesa, banho, calçados, tecidos, além de bazar e eletrodomésticos. Nasceu na Colônia São Pedro em 1904 mas fez sua vida em Torres, além de comerciante ele foi vereador (1947-1951).

 

Rua Visconde de Pelotas

José Antônio Correa da Câmara nasceu em Porto Alegre em 1824 e faleceu no Rio de Janeiro em 1893. Era filho do Comendador Antônio Fernandes de Lima e de D. Flora Correa da Câmara, filha do 1o Barão e 1o Visconde de Pelotas, Tenente-General Patrício José Correa da Câmara. De extensa carreira militar, Câmara foi legalista na Farroupilha, quando participou no 3o Regimento de Cavalaria Ligeira e combateu também na Campanha do Uruguai (1851-1852). Ele também atuou com destaque na Guerra do Paraguai, quando esteve em campo de batalha desde a campanha no Uruguai em 1864 até a caçada final a Solano López. Ao retornar do Paraguai, recebeu o Título de Visconde de Pelotas.

Dessa série de colunas muitos personagens (nomes de ruas da cidade de Torres) ficaram de fora por pura falta de informações relevantes sobre eles. Mas prometo pesquisar e publicar sobre ruas e personagens conhecidas como: Rua Alexandre Maggi, Rua Luiz Gonzaga Capaverde, Passarela Jayme Pozzi, Avenida José Maia Filho, Rua José Amâncio da Rosa, Rua José Nereu Quartiero, Rua Altemar Esteves de Aguiar, Rua Alexandrino de Alencar, Rua Calino Venâncio de Matos, Rua Desembargador Vieira Pires, Rua Elizeu Kuwer, Rua José Tertuliano, Rua Luiz Bauer, entre outras.

 

Fontes: Moradores da Rua Júlio de Castilhos, Maria Helena Lima da Silva. Remembranças de Torres, Guido Muri. Torres Origens, Ruy Ruschel.  https://vejario.abril.com.br/coluna/daniel-sampaio/assassinato-pinheiro-machado

 

 

 




Veja Também





Links Patrocinados