Foi lançada no dia 18 dezembro, no Memorial Legislativo do Rio Grande do Sul (centro de Porto Alegre), a 38ª edição do Cavalgada do Mar. A Cavalgada do Mar prevê reunir 3,5 mil participantes. O evento vai ocorrer entre o dias 2 e 10 de fevereiro. O ato de lançamento contou com a presença do secretário de Cultura e Esporte, João Alexandre Negrini, representando o prefeito de Torres, Carlos Souza.
Durante oito dias, a tradição gaúcha ganhará vida nos corações de turistas, veranistas e moradores do Litoral Norte com a participação de cavaleiros, amazonas e entusiastas de todas as idades, em um percurso de aproximadamente 300 quilômetros pela costa oceânica. “Homenagear o homem do campo é um dos objetivos da nossa cavalgada, aquele gaúcho que não desiste. Com esta singela homenagem, reunimos amigos feitos no lombo do cavalo, amizades de uma vida inteira. Não há nada melhor”, destacou o presidente da Cavalgada, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer.
A Cavalgada terá início em 2 de fevereiro, partindo de Torres, e está programada para encerrar em 10 de fevereiro, em Palmares do Sul, retornando ao roteiro oficial. A partida acontecerá no Parque do Balonismo. A jornada seguirá de Torres para Capão da Canoa, passando por praias como Arroio do Sal, Imbé, Tramandaí, Cidreira e Balneário Pinhal, culminando na parada final em Palmares.
Apoiador do evento, o deputado estadual Marcus Vinícius anunciou durante o lançamento que encaminhou ao parlamento um projeto de lei para incluir a Cavalgada do Mar no calendário oficial de eventos do RS. A diretora cultural Neliane Ereno Anita salientou que também terá a cavalgada do mar em poesia, onde os participantes farão poesia com símbolos da cultura gaúcha – sendo que serão premiados os primeiros três lugares.