Dia 02 de agosto passado aconteceu, no município de Mampituba, mais uma reunião do grupo de trabalho que tem a tarefa de revisar o Plano Diretor daquela cidade. O Comitê Local de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba foi convidado para contribuir neste processo. Na oportunidade, a presidente Leonila Ramos destacou a importância da relação entre a gestão da água com a gestão urbana. “Embora o Plano Diretor trate da gestão territorial municipal, os recursos hídricos tem uma abrangência regional que são as bacias hidrográficas e portanto os Planos Diretores devem estar em consonância com o Plano de Bacia Hidrográfica”. Leonila informou que esse plano ainda não foi construído mas segundo o Departamento de Recursos Hídricos do nosso estado até o final deste ano já teremos nosso Plano de Bacia que é constituído por diagnósticos e prognósticos, metas, estratégias, programas e projetos, contemplando os recursos hídricos superficiais e subterrâneos.
A geóloga Maria Elizabeth Rocha que representa a prefeitura de Torres no Comitê Mampituba, também presente na reunião, abordou a questão da geologia do município destacando o cuidado que o Plano Diretor deve ter ao redefinir a ocupação do solo. Lembrou da importância do projeto do Geoparque que está sendo construído e que se adapta perfeitamente a vocação turística do município.
A proposição de eficientes políticas relacionadas com saneamento básico, especialmente o esgotamento sanitário, preservação de nascentes e incentivo a agroecologia foram as conclusões do grupo, coordenado pelo eng. civil Paulo Corrêa que, encaminhou o convite para o Comitê Mampituba.
A revisão do Plano Diretor do município de Torres também tem sido acompanhada com muito interesse pela diretoria do Comitê que participa de reuniões propostas pelo poder executivo e entidades ligadas a construção civil.