Confiança do comércio no estado do RS fica estável em dezembro

A trajetória do indicador parece refletir as perspectivas do setor que seguem em ajuste diante dos desafios cenário macroeconômico

30 de dezembro de 2022

Em dezembro de 2022, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), registrou estabilidade (0,0%), na série com ajuste sazonal. Com isso, o índice se manteve no nível de 87,2 pontos, permanecendo no menor valor desde abril de 2022 (85,9 pontos). Na comparação com o mesmo período de 2022, o ICOM alcançou 89,8 pontos na série sem o ajuste, registrando variação de 1,9%.

A estabilidade na margem refletiu movimentos opostos nos índices de Situação Atual (ISA-COM) e de Expectativas (IE-COM). O primeiro registrou 88,7 pontos na série com ajuste e variou -1,1%. Já as expectativas atingiram a marca de 86,1 pontos ao variar 1,1%.  Em relação a dezembro de 2021, o ISA-COM (101,7 pontos) apresentou alta de 4,2% e o IE-COM (80,0 pontos) teve queda, variando -1,1%.

A estabilidade da confiança, após ter registrado uma forte queda em novembro de 2022 (-11,0%), revela o cenário de cautela para o setor, com o ICOM tendo encerrado 2022 estável depois de devolver as altas que ocorrem até setembro. A trajetória do indicador parece refletir as perspectivas do setor que seguem em ajuste diante dos desafios cenário macroeconômico – juros elevados, orçamentos apertados pela inflação, que permanece elevada, consumidores endividados e ainda cautelosos –, com o indicador de situação atual apontando para uma percepção dos empresários alinhada à desaceleração em curso da atividade.


Publicado em: Economia






Veja Também





Links Patrocinados