Foi realizada no último domingo (1°), a eleição para escolha dos membros do Conselho Tutelar de Três Cachoeiras. Cinco candidatas foram eleitas para cumprimento de mandato de quatro anos, no período de 10 de janeiro de 2024 a 9 de janeiro de 2028.
As candidatas eleitas foram Nilza Valim (389 votos), Edinara Steffen Monteiro (171 votos), Simone Pereira Lipert (148 votos), Scheila dos Santos Matos (139 votos), Fabiane Abel Pereira (130 votos).
A votação, que é facultativa, contou com a participação de 1193 eleitores. A escolha dos conselheiros é fundamental, tendo em vista que eles serão os agentes da sociedade que irão defender os direitos das crianças e dos adolescentes no município.
Sobre o Conselho Tutelar:
Conselho Tutelar é encarregado de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade em geral e, acima de tudo, do Poder Público, fiscalizando a atuação dos órgãos públicos e entidades governamentais e não governamentais de atendimento a crianças, adolescentes e famílias.
Os Conselhos têm competência para aplicar medidas de proteção à criança e ao adolescente sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados pelo Estado, sociedade, pais ou responsáveis. Trabalham, por exemplo, para retirar meninos e meninas de situações de negligência, exploração sexual e violência física e psicológica.
Também são responsáveis pela fiscalização e aplicação das políticas públicas direcionadas à população infantojuvenil, tendo um papel estratégico na proteção jurídico-social dos direitos da criança e do adolescente.