Em parceria com a comunidade guarani, estudantes e professores de Agronomia e Zootecnia do Campus Santa Rosa do Sul do Instituto Federal Catarinense, realizaram diversas atividades na terça-feira, 24 de setembro.
Organizado pelo Centro Ecológico, o dia de campo teve oficina de meliponicultura, limpeza e adubação de mudas já plantadas no entorno da aldeia e plantio de novas mudas. “A gente fez o manejo e divisão de caixas de jataí, que já estavam lá na comunidade e também foi levado um enxame de (abelhas) mirim. A oficina também envolveu confecção de iscas para captura de enxames de abelhas nativas”, descreveu o técnico Gabriel Meirelles, do Centro Ecológico.
Além das práticas, a saída a campo foi uma oportunidade para os estudantes, que, em visita a uma terra indígena pela primeira vez, participaram de momentos de interação cultural, com a participação de jovens guarani, conversas com o cacique Mário Lopes, apresentação do coral Guarani, visita à escola estadual indígena, exposição de artesanatos e degustação de mel e pólen das abelhas jataí.
Projeto
Junto com a Associação de Estudos e Projetos com Povos Indígenas e Minoritários (Aepim), desde o Centro Ecológico 2022 atua na restauração ecológica nas aldeias do litoral norte do Rio Grande do Sul por meio do Projeto Adaptação Climática, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) por meio do Fundo de Adaptação e Inovação Climática (AFCIA).