Na tarde deste domingo (16), o Santuário da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em Dom Pedro de Alcântara, desabou. A causa foi um deslizamento de terra em decorrência de um grande volume de chuvas, segundo o Corpo de Bombeiros de Torres, que atendeu a ocorrência. O incidente provocou danos materiais consideráveis e deixou alguns carros soterrados, mas, felizmente, não houve registros de feridos.
A missa das 16h, celebrada todos os domingos no local, estava prestes a começar, mas o padre notou que uma mureta próxima ao salão estava cedendo. Percebendo o risco iminente, o padre orientou todos a deixarem o local. “O padre percebeu que estava tendo risco e disse ‘gente, não vamos fazer a missa, vamos todos para casa, depois a gente vai a um outro lugar para rezar a missa de hoje, mas vamos olhar para a segurança de todos'”, contou Everton Cardoso, que trabalha no local.
Após o desabamento, a comunidade se reuniu na casa do padre para um momento de oração e agradecimento. “Todo mundo se olha, chora um pouco, se abraça e agradece a Deus porque só Ele para explicar o que a gente escapou aqui hoje”, contou Everton (em entrevista para o portal G1).
O santuário, que faz parte da diocese local, está em ano jubilar e se prepara para comemorar os 75 anos da gruta em fevereiro.
A prefeitura de Dom Pedro de Alcântara indicou que a área foi isolada pela Secretaria de Obras e na segunda-feira (17), durante o dia, foi realizada uma avaliação detalhada do local – e para determinar as próximas medidas a serem tomadas. “Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos neste momento e manteremos a comunidade informada sobre qualquer nova atualização”.
Campanha agregada ao Cerco de Jericó
Em meio a destruição ocorrida no tradicional espaço de fé em Dom Pedro de Alcântara, o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Lourdes está com uma campanha agregada ao Cerco de Jericó (que ocorreria no Santuário da Gruta, mas depois do desabamento foi transferido para a comunidade de Porto Colônia, ocorrendo a partir de 21 de junho). “Todos já sabem o acidente que ocorreu e que dizimou o Salão da Gruta, entretanto, a Igreja SOMOS NÓS e as orações devem seguir e se intensificar. Empresário: faça parte deste momento que começará reerguendo espiritualmente o povo de Deus, colaborando com o CERCO DE JERICÓ DA GRUTA”, ressalta a comunicação oficial do Santuário da Gruta.
As marcas colaboradoras serão expostas em projeção na parede da Igreja durante as pregações, que tem expectativa de acolher mais de 2.000 pessoas durante os 7 dias de cerco. Para saber valores e possibilidades de patrocínio, basta entrar em contato com o número: (51)9.95577906 – falar c/ Éverton (assessor de Marketing do Santuário da Gruta)