Duas relevantes indicações de vereadores buscam fomentar praticas desportivas em Torres

Projeto para construção de Campo Oficial com pista atlética e Contrato com a Ulbra para cedência de Ginásio da Universidade em Torres para o Município são as ideias

Ginásio da Ulbra Torres (imagem de arquivo meramente ilustrativa)
4 de outubro de 2021

Estão tramitando na Câmara de Torres e devem ser votadas na sessão desta segunda-feira (dia 4 de outubro), duas Indicações de vereadores torrenses que sugerem ações práticas e formais da prefeitura, para que sejam disponibilizados na cidade equipamentos para a prática de esportes em geral.

A Indicação de autoria do vereador Cláudio Freitas (PSB), sugere que o Poder Executivo faça a Inscrição oficial no projeto Pró Esporte/RS, projeto este que viabiliza recursos para implantação de projeto esportivo com campo de futebol e pista atlética. Cláudio Freitas inclusive sugere também o local a ser instalado o projeto: atrás da Secretaria de Obras, no Parque do Balonismo, onde seriam construídos um campo de futebol e uma pista atlética de oito raias ao redor do campo.

Na justificativa da Indicação, Cláudio Freitas defende que se trata de uma oportunidade única de trazer ao município uma infraestrutura desportiva ímpar, que “iria contemplar os torrenses com um campo de futebol municipal e uma pista atlética para todos”. Para Cláudio, essa também seria “uma forma de a municipalidade trabalhar ao mesmo tempo questões sociais, culturais e esportivas”.

Ginásio da Ulbra transferido para a prefeitura 

Já o vereador Igor Bereta (MDB) formalizou a Indicação 261/2021, que pede ao mesmo Poder Executivo que seja formalizado um Projeto de Lei, em acordo com a ULBRA Torres, para que seja feita a municipalização do ginásio de esportes daquela Universidade – conforme o vereador, construído no final dos anos 90 conforme  objeto da Lei Municipal nº 3.227/98, que autorizou a cedência de área de terra à Universidade.

Na justificativa da Indicação, Beretta diz “estar preocupado com as condições que se encontra o Ginásio da Ulbra”, principalmente quando esta preocupação se coloca ao lado do fato de o município de Torres não possuir um ginásio público.

A seguir o vereador justifica mais a sua ideia, informando, ainda, que a situação fiscal da Ulbra junto ao município projeta dívidas de ISSQN e IPTU num montante tal que poderiam ser permutadas no processo de municipalização do ginásio – claro que sempre em negociação junto à reitoria da entidade de Ensino.

Na mesma Indicação, o vereador dá outras ideias para que constem num eventual acordo entre Ulbra Torres e Prefeitura de Torres, chegando a sugerir até que, caso haja interesse do Centro Múltiplo de Eventos da Ulbra (anexo ao Ginásio) ser alvo de aquisição pela Municipalidade, dentro da proposta de contrato, poderiam as secretárias municipais de Turismo, Educação, dentre outras, também desenvolver atividades no complexo.


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados