Em meio à crise climática no RS, agricultores ecologistas da região de Torres persistem

Aproveitando algumas brechas deixadas pelas chuvas no litoral norte gaúcho, agricultores ecológicos estiveram dando continuidade a colheita dos frutos da juçara.

10 de maio de 2024

Aproveitando algumas brechas deixadas pelas chuvas no litoral norte gaúcho, agricultores ecológicos estão dando continuidade a colheita dos frutos da juçara. Na região de Torres, a safra é entre abril e junho, mas devido à intensidade dos eventos climáticos, vem sendo cada vez mais difícil seguir este fluxo natural.

“Para evitar perdas, os frutos são levados no mesmo dia para a agroindústria e em seguida processados. Trabalho que se estende até altas horas da madrugada. Pronta e embalada, a polpa é congelada em câmaras frias para atender lojas especializadas e compras institucionais, com um carinho especial para a alimentação escolar”, destaca a comunicação do Centro Ecológico.

Esse processo resulta no produto do Açaí Juçara, uma renda importante para as famílias do litoral norte.

 

Preservação de palmeiras juçara

No início da década de 1990, o cultivo e preservação de palmeiras de juçara nas propriedades rurais da região de Torres partiu da ideia de recuperar os fragmentos de Mata Atlântica que ainda resistiam à expansão da monocultura da banana. Mais de 30 anos e muito trabalho depois,  o cultivo pode ser considerado estratégico na necessidade de adaptação da agricultura ecológica à emergência climática.


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados