Em Torres, evento dá pontapé inicial para Programa Municipal de Incentivo à Produção de Abelhas sem Ferrão

Encontro de produtores de abelhas nativas sem ferrão (ANSF) ocorreu no último domingo (19)

24 de novembro de 2023

Nesse último domingo (19 de novembro), foi realizado um importante encontro que vai fortalecer tanto a agricultura rural como a agricultura urbana em Torres. Produtores e simpatizantes da Meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) reuniram-se para tratar da produção de ANSF. O propósito foi de agregar os interessados para viabilizar a meliponicultura no município e de iniciar a discussão sobre a criação de um Programa Municipal de Incentivo à Produção de ANSF, proposta esta idealizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca com a colaboração da Emater e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres.

O encontro ocorreu na Itapeva, no Sítio Menezes Casa de Campo, um dos componentes dos roteiros do turismo rural do Programa Raízes de Torres. A iniciativa foi da produtora Maria de Lourdes Menezes que já cultiva abelhas sem ferrão. Participaram do encontro, os produtores e simpatizantes de Torres, representante da Associação Gaúcha dos Meliponicultores, da Emater local e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca , com o engenheiro agrônomo Gerson Luiz Nardi.

As abelhas nativas sem ferrão são extremamente importantes para o meio ambiente e sua criação estimula a preservação. Quanto mais as pessoas conhecerem estas abelhas, mais poderão ajudar na sua preservação. O engenheiro agrônomo esclarece que, em sua busca por pólen e néctar, as abelhas polinizam plantações de frutas, legumes e grãos, processo esse indispensável para a reprodução de aproximadamente 80% das plantas.

Conforme Nardi, a reunião trouxe a oportunidade de somar conhecimento para os iniciantes e aprimorar aqueles que já são criadores, além de oportunizar um espaço para a troca de experiências. A ANSF caracteriza-se por ser inofensiva, podendo ser criadas bem próximas das pessoas, incentivando a agricultura nas pequenas propriedades rurais e na agricultura urbana. No Rio Grande do Sul existem, até o momento, 24 espécies nativas catalogadas, o mel de cada espécie tem um sabor específico, o que vem sendo ainda mais explorado pela culinária e a elaboração de outros produtos como sabonetes e produtos de estética. (Com informações de Prefeitura de Torres)


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados