ENCONTROS COM TORRES: Um olhar coletivo para a natureza de Torres debaterá Riacho da Lagoa do Violão

Evento, gratuito e aberto ao público, será promovido pela associação Onda Verde no Capesca, dia 26 de julho – ainda com caminhada guiada no dia 30

Av. do Riacho, nas proximidades da Câmara dos Vereadores (foto de arquivo)
21 de julho de 2023

Dando sequência ao ciclo “Encontros com Torres”, a associação ambientalista Onda Verde convida para a população a participar de um evento que, terá como tema o Riacho da Lagoa do Violão. Será dia 26 de julho, quarta-feira, às 19 horas, no Clube Capesca (rua Joaquim Porto, 461). O ciclo visa promover encontros gratuitos abertos ao público em geral, com o propósito de debater o estado em que se encontram os ambientes naturais de Torres.

A iniciativa surgiu da necessidade de promover a reflexão e a participação da comunidade torrense, preocupada com a preservação das paisagens, reiteradamente fustigadas pela ocupação ostensiva do território. Como o tema escolhido para o ciclo de encontros é a água, o segundo encontro tratará do curso d’água que conecta a Lagoa do Violão ao rio Mampituba: o Riacho, que equivocadamente é chamado de “Valão”.

 

Sobre o Riacho da Lagoa

O Riacho é um regulador natural do nível da água da Lagoa, uma vez que ora flui em direção ao rio, ora em sentido contrário, na dependência das cheias e das marés. Da mesma forma, é um importante corredor ecológico para várias espécies de vertebrados, desde peixes e tartarugas, até lontras e capivaras.

“Entretanto, desde que foi retificado em sua maior parte, as condições do Riacho tem se deteriorado progressivamente. Suas águas, que em outros tempos eram usadas inclusive para o consumo humano, hoje encontram-se degradadas pelo esgoto cloacal. Próximo à foz do Mampituba, entretanto, o Riacho ainda conserva sua fisionomia original, num cenário que poderia se tornar um belo atrativo turístico. Porém, infelizmente, parece que esta percepção passa longe dos olhos das administrações municipais” ressalta a comunicação da Onda Verde.

O encontro do dia 26 de julho terá uma sequência no domingo, dia 30 pela manhã, numa caminhada por todo o curso do Riacho. Será uma oportunidade para que a comunidade possa tomar contato as realidades que compõem este importante curso d’água de Torres.


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados