Equipe da Aldeia Estiva de Viamão é Campeã da 2ª Liga Mbya Guarani Rio Grande do Sul

Na edição agora finalizada, participaram 16 equipes de diferentes Aldeias Guarani do estado.

22 de fevereiro de 2024

No último dia 10 de fevereiro, foram conhecidos os grandes campeões da 2ª Liga Mbya Guarani Rio Grande do Sul. Esta é uma iniciativa da Aldeia Guarani Nhu Porã de Torres, em conjunto com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Este ano os jogos das semifinais e final aconteceram no Campo do Torrense em Torres, que foi devidamente preparado para aguardar os grandes jogos do dia. Já pela manhã de sábado a expectativa era grande para as os jogos semifinais, onde as equipes vencedoras de seus jogos classificaram para a grande final, sendo elas Estiva (da aldeia Estiva de Viamão) e Tekoa Anhetengua (da aldeia Tekoa Anhetengua de Porto Alegre), que venceram Rio Grande (da aldeia Para Roke de Rio Grande)  e Canta Galo (da aldeia Canta Galo de Viamão) respectivamente.

A tarde ficou reservada para a disputa de 3º lugar e a grande final. O jogo entre Rio Grande e Canta Galo foi vencido pelo Rio Grande pelo placar de 16 x 2, consagrando a equipe vencedora com o terceiro lugar. Logo após ocorreu a grande final entre Estiva e Tekoa Anhetengua. O equilíbrio entre as duas equipes permaneceu durante todo o jogo, no entanto a equipe de Estiva soube aproveitar melhor as oportunidades criadas chegando ao término do jogo com o placar de 2 a 0, e sagrando-se a grande Campeã da 2ª Liga Mbya Guarani Rio Grande do Sul, ficando a equipe de Tekoa Anhetengua com o vice-campeonato.

Além do título, a equipe de Estiva ainda contou com o goleiro menos vazado, Laércio, enquanto o artilheiro da competição foi o jogador Jeferson da equipe de Rio Grande com 16 gols anotados durante a competição. O escolhido como craque da final foi o jogador Lucas, da equipe campeã.

 

Fortalecimento dos vínculos entre diferentes aldeias indígenas guaranis

Após cinco meses de disputa acirradas, jogos em campos de diferentes aldeias, gols feitos e perdidos, grandes defesas dos goleiros, esta ação mostrou que NUNCA É SÓ FUTEBOL, mas é sim uma grande ferramenta para desenvolvimento desta política e social. “A 2ª Liga Mbya Guarani Rio Grande do Sul foi um meio, e não um fim para promoção de direitos, pois possibilitou aos participantes acesso a experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários entre os indígenas guaranis de cada aldeia, como também entre as diferentes aldeias participantes”, concluí a Prefeitura de Torres.

Na edição agora finalizada, participaram 16 equipes de diferentes Aldeias Guarani do estado. Agora é aguardar e seguir na expectativa para a próxima edição da Liga Mbya Guarani Rio Grande do Sul, que deve acontecer no segundo semestre deste ano. (Com Prefeitura de Torres)

 

 


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados